sexta-feira, 15 de março de 2013

Bolo de chocolate e café com recheio de frutos silvestres

Esta semana está a ser uma semana daquelas, e teima em terminar, trabalho e mais trabalho até tenho vontade de fugir!!!!!!!
Tanto trabalho que não consegui vir dia nenhum colocar a receitinha do bolinho que fiz e que estava muito bom!!!


Ingredientes:

4 ovos inteiros
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento royal
1/2 chávena de óleo
1 chávena de café a ferver bem forte

para o recheio 

1 chávena de frutos silvestres
3/4 chávena de açúcar

para a cobertura


1 tablete de chocolate 70% cacau
1 pacote de schmand ou natas de culinária


domingo, 10 de março de 2013

Bolachas Húngaras



Mais um fim de semana optimo para se ficar em casa, então e se eu tinha saudades de cá estar, ultimamente não tenho estado e quando cá fico sabe tão bem! Este fim de semana foi para a pequena "matar" saudades da mamã e a mamã dela, tão pouco tempo que temos estado juntinhas nos últimos tempos, e eu que me sinto tão culpada por isso, pois hoje fizemos umas bolachinhas com a ajudinha dela, eram umas para o forno e bocaditos de massa para comer mesmo assim, contudo no fim o resultado foi maravilhoso e ela adorou! 


Ingredientes:

250g de margarina
250g de açúcar
850g de farinha sem fermento
3 ovos inteiros
doce de morango para o recheio

Colocar a margarina na bimby com o açúcar e programar 5 minutos velocidade 3 temperatura 50ºC. Adicionar o ovo e programar mais 1 minuto na mesma velocidade .
 Juntar a farinha e programar 3o segundos velocidade 7 e depois 2 minutos velocidade espiga. Estender a massa e cortas pequenas bolachas com 0,5cm de espessura cozer em forno quente a 200ºC por cerca de 10 minutos.
Retirar e colocar uma colher de café de doce morango numa bolacha e juntar outra. guarde até arrefecer.

Cobertura de chocolate


1 tablete de chocolate culinária
1 tablete 100g de chcolate negro
1 pacote natas
2 colheres de sopa de margarina

Numa taça colocar o chocolate em pedaços, adicionar as natas e a margarina e levar ao microondas até estar tudo derretido e bem envolto de seguida mergulhar cada conjunto de duas bolachas até meio, retirar e tirar o excesso e deixar arrefecer no frigorifico.




terça-feira, 5 de março de 2013

Sopa de ervilhas e bacon

Como já deve ter dado para notar, existem no meu blog poucas sopas, pois porque será eu não sou adepta de sopa, nem de cremes nem de nada que me lembre a sopa. Em miúda ficava se fosse preciso horas parada a olhar para o prato, e deve ser desde aí que nasceu essa aversão. Desde que a Mia nasceu faço mais vezes, mas tenho sempre de estar muito bem disposta para o fazer, nem mesmo a bimby e os seus fabulosos cremes me convenceram, sopa só uma vez por outra, apesar do blá blá de toda a gente que faz bem, que faz falta etc, etc, etc....
No domingo quando cheguei a casa, com a chuva e o frio que estava apetecia algo quentinho e foi aí que tive vontade de comer uma sopinha, e voi-lá saiu da minha bimby uma sopinha de ervilhas com bacon, ficou simplesmente deliciosa!!! Experimentem!




Ingredientes (4 pessoas):

4 batatas medias 
2 cenouras médias
1 cebola
20g de azeite
água q.b.
1 chávena de ervilhas
100g de bacon em cubinhos

Comece por descascar as batatas e cortar em pedaços, faça o mesmo com as cenouras e a cebola, adicione água suficiente de forma a que todos os ingredientes fiquem submersos. Coloque o azeite e programe 20 minutos temperatura varoma velocidade colher inversa. No final deste tempo, programe 30 segundos velocidade 9 segurando o copinho sobre a tampa. Por fim adicione as ervilhas e programe mais 10 minutos velocidade colher inversa  temperatura varoma. Frite numa frigideira o bacon com uma colher de sopa de margarina, deixe alourar bem. No final da sopa estar pronta adicione o bacon e sirva.




segunda-feira, 4 de março de 2013

Bolo de laranja



Ingredientes:

sumo de 3 laranjas (150G)
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha
85g de óleo
1 colher de chá fermento em pó
3 ovos


No copo da bimby coloque as claras e a borboleta e programe 3 minutos velocidade 3 e 1/2 temperatura 37ºC, retire e reserve.
Coloque o açúcar e as gemas no copo da bimby e programe 3 minutos velocidade 3. Adicione o óleo e o sumo de laranja e programe mais 2 minutos na mesma velocidade, adicione a farinha e o fermento e programe 30 segundos velocidade 6. Coloque numa forma pulverizada com spray desmoldante.
Coza em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tarte maçã Polaca


Ando há semanas para postar a receita da tarte de maçã que a minha mana trouxe da Polónia, mas até agora nada, pois chegou finalmente esse momento. Atenção a todos que resolverem experimentar a receita que o ideal é acompanhar a tarte com uma bola de gelado de baunilha ou limão, ou então com um mousse de limão, receita esta que postei anteriormente aqui http://cozinharporamor.blogspot.pt/2013/02/mousse-de-limao.html .
Experimentamos a receita pelo Natal e agora no meu aniversário, no meu aniversário reduzi a margarina e ficou bem melhor, fica então a receita publicada para poderem experimentar!





Ingredientes:


 Base:

2 Gemas de ovo
3/4 de uma chávena de açúcar
2 chávenas e meia de farinha
1 colher de sopa de margarina
1/2 copo de leite (se necessário)

Mexer as gemas de ovo com a chávena de açúcar.

Adicionar a margarina e as chávenas de farinha. 
Mexer bem e "aperte bem" a massa, se necessário juntar um pouquinho de leite aos bocadinhos para ligar a massa.
Reservar a massa e colocar no frigorifico por 30 minutos. No fim retirar esticar com um rolo e forrar um tabuleiro ou uma tarteira para levar ao forno.
Coza a base a 200ºC durante 15 minutos

Preparação Bimby:

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 1 minuto velocidade 6, se necessário programar mais 1 ou 2 minutos.
Reservar a massa e colocar no frigorifico por 30 minutos. No fim retirar esticar com um rolo e forrar um tabuleiro ou uma tarteira para levar ao forno.
Coza a base a 200ºC durante 15 minutos.



Maçãs:

8 a 10 maçãs pequenas
açúcar q.b.
canela q.b.


Corte as maçãs em pequeninos quadrados / cubinhos. 
Frite na frigideira até ficarem doiradas, retire e passe por açúcar e um bocadinho de canela.


Crumble:


10 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de sopa de farinha
100g manteiga

Misturar a manteiga amolecida com o açúcar e a farinha e picar na picadora. 
Obtem-se uma massa arenosa e parcialmente uniforme para colocar por cima da maçã mais tarde.

Preparação Bimby

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 1 minuto na velocidade 7.


Tarte: 

Coza a base a 200ºC durante 15 minutos.
Retire do forno, coloque os cubinhos de maça devidamente fritos e polvilhados de açúcar e canela.

Por cima da maçã coloque o crumble previamente preparado. 
Leve ao forno, nos mesmos 200ºC, durante mais ou menos 30 minutos.




terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sobremesa de bolachas OREO

Faltam 2 dias para ir até Madrid, desta vez em corrida, apenas em trabalho e de forma tão exaustiva que pouco vai dar para ver o que quer que seja, tenho imensa pena, pois em qualquer outra ocasião poderíamos ir os 3, e íamos passear, mas assim é impensável, ele não consegue tirar dias e eu pior ainda, trabalho e mais trabalho. 
A princesa continua em casa dos meus pais, hoje quando falei com o meu pai parecia um pouco mais animado, e ela estava eléctrica a pedir um presente e cheia de saudades, também tenho tantas, tenho imensa vontade de a ir ver mas infelizmente não posso.
Ontem já cheguei tarde, contudo como tinha o jantar preparado decidi fazer uma sobremesa que já tinha visto em alguns blogs, ficou boa, contudo fiquei um pouco desiludida com o resultado!


Ingredientes:

1 litro de leite
2 pacotes de cuajada
8 bolachas oreo
65g de açúcar

No copo da bimby comece por colocar as bolachas e pique na velocidade 9 durante 10 segundos. Adicione o leite, o açúcar e a cuajada e programe 10 minutos temperatura 90ºC velocidade 4. Retire coloque em copos e deixe arrefecer. Sirva bem fresco.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Salame sem ovos

E porque não um salame sem ovos, para aqueles que não toleram os ovos, para as crianças e para os adultos por forma a reduzirmos o risco de salmonela! Este fim de semana estivemos na minha mãe, e como já disse no outro post o meu pai anda outra vez triste e desanimado, ontem comentava que para a semana tem mais uma sessão de quimio, quem me dera que ele não tivesse nada e não tivesse de passar por isto tudo, tem de sofrer tanto e muitas vezes sem resultados, para quê ? Quando lemos e quando falamos com algumas pessoas normalmente só ouvimos casos que não tiveram sucesso, quem me dera que o dele fosse um de sucesso! Na semana que passou não ouve uma única noite que conseguisse dormir sem ir sonhar com coisas más,com o futuro que lhe reserva, quem me dera poder ajudá-lo!!!
Ontem e porque esta semana a princesa ficou por lá para o ajudar e para o distrair, e também porque eu esta semana irei até terras de "nostros hermanos", em trabalho, fiz com a ajudinha da minha princesa um salame para ela e o avô poderem comer à vontade sem riscos de Salmonelloses!

Ingredientes:

4 pacotes de bolacha Maria
120g de margarina
1 tablete de chocolate culinária 
100g de cacau em pó ou chocolate
100g de açúcar
1 pacote natas
1/2 chávena de leite meio gordo


Comece por partir as bolachas em pequenos pedaços. Adicione o açúcar e o cacau ou chocolate em pó. Numa caçarola leve ao lume o chocolate partido em pedaços, a margarina, o leite e as natas, mexa sempre em lume brando até obter um creme. Adicione o creme às bolachas e ao açúcar e ao cacau ou chocolate em pó, envolva bem. Monte sobre papel alumínio, forme um rolo e leve ao frigorifico por 2 horas, sirva envolto em açúcar.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Risotto de frango

Finalmente está na altura de publicar a receita, não tenho andado com muita vontade de vir até ao meu cantinho, o meu Pai está outra vez a ir abaixo e sempre que há uma recaída parece que não apetece sequer conviver ou escrever aqui ou no facebook, é assim a vida, um dia de cada vez! Por vezes adorava poder voltar com o tempo atrás e ficar tudo como estava antes do mês de Outubro mas infelizmente não tenho esse poder, quem me dera que ele se curasse, neste momento é o que mais peço, um milagre! 



Ingredientes:

1/2 frango
1 lata de salsichas
4 fatias de bacon cortado em pequenos pedaços
1 lata de milho
1 lata de ervilhas
1 cenoura grande
6 mãos cheias de risotto
alho em pó
1/2 chávena de azeite
1 folha de louro
1 caldo knorr de galinha
sumo de 1 limão
1 colher de chá colorau
1 colher de café açafrão em pó
4 gotas de picante  
sal q.b

Inicialmente comece por lavar o frango, de seguida corte-o em pequenos pedaços, tempere de sal, alho, louro e limão, deixe repousar por 2 horas.
Numa Wok coloque o azeite, quando este estiver quente adicione o frango e deixe ir fritando por cerca de 20 minutos mexendo sempre que necessário.
Adicione as salsichas e o bacon e deixe fritar por mais 10 minutos. Adicione o milho, as ervilhas e a cenoura cortada, deixe cozinhar por 5 minutos mexendo de vez em quando. Prepare o caldo de galinha - cerca de 1 litro e 1/2. Adcione na Wok o risotto, deixe fritar juntamente com os outros ingredientes. Adicione aos poucos o caldo de galinha e vá mexendo sempre, deixe cozer por cerca de 15 a 20 minutos acrescentando o caldo sempre que necessário.
Sirva acompanhado de salada ao seu gosto.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Salame de chocolate

Esta semana ainda não tinha havido docinho nenhum cá por casa, esta noite finalmente o maridinho decidiu a partir as bolachinhas e mais a Mia e a minha mana, e eu decidi ajudar, e saiu um salame de chocolate bem docinho que bebemos com um chá quentinho agora mesmo antes de ir para a cama!
Aqui fica a receitinha para que possam experimentar!

Ingredientes:

3 pacotes de bolachas
1/2 tablete de chocolate culinária
5 colheres de sopa de chocolate em pó
2 ovos inteiros
5 colheres de sopa de açúcar
100g de margarina
5 colheres de sopa de leite

Parta as bolachas em pequenos pedaços.
De seguida coloque num tacho o chocolate, a margarina e o leite, deixe derreter o chocolate e a margarina, deite a mistura sobre as  bolachas, junte os ovos, o açúcar e chocolate em pó,mexa bem. De seguida molde o salame com a ajuda de papel vegetal.
Leve ao frio cerca de 1 hora, sirva envolvido em papel prata ou polvilhado com açúcar.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bacalhau com natas

Mais uma semana com chuva, bom e nunca mais vem o Sol, acho que a maioria dos portugueses já necessita urgentemente de sol, nem que seja apenas para alegrar o dia, ultimamente a vida começa a ficar um pouco cinzenta, todos os dias quando se liga a televisão, abre o jornal, se ouve o rádio ou algo que contenha informação acaba por ter noticias desagradáveis para o país, é um pouco triste mas infelizmente é o país que temos, e pelo que conseguimos ver dos nossos vizinhos espanhóis as coisas não são muito diferentes, cada vez mais desemprego, por vezes penso o que irá ser de nós quando formos mais velhos e das nossas crianças!!! Se isto não mudar as coisas irão ficar muito complicadas! Bom mas deve ser devido à hora da manhã que hoje estou tão deprimida, espero que isto anime ao longo do dia!
Não vim postar depois do dia dos namorados, o jantar acabou por ser simples até porque cheguei bastante tarde a casa ao contrário do que previa, acabei por fazer um jantar de massa acompanhado por um bolinho de chocolate e morangos, tudo muito rápido pois senão em vez de jantarmos a 14, já só jantávamos a 15!!!!!
Ontem à noite fiz algo que de vez em qunado faço cá em casa, mais uma vez bacalhau com natas, só que desta vez coloquei nuns recipientes que a minha mãe me ofereceu e digamos que até parece que o bacalhau tem outro sabor!



Ingredientes:

2 postas de bacalhau
1 pacote de batata palha
1 cebola grande 
50g de azeite
Pão ralado alho e salsa

Coza o bacalhau e limpe-o de espinhas.
Num recipiente coloque as batatas. No copo da bimby coloque a cebola, pique 5 segundos na velocidade 5. Adicione o azeite e programe 5 minutos na velocidade 1 temperatura varoma. Adicione o bacalhau e programe 10 segundos na velocidade 4. Misture as batatas com o bacalhau, prepare o molho. Quando este estiver preparado envolva tudo, coloque em recipientes que possam ir ao forno. Polvilhe com pão ralado alho e salsa e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos para gratinar.

para o molho:

500g de leite
300g de água de cozer o bacalhau
20g de margarina
60g de farinha
2 colher de café de sal
1 pitada de pimenta
1/2 pacote natas culinária


Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e programe 8 minutos temperatura 90º C velocidade 4. Adicione as natas, programe mais 1 minuto na mesma velocidade.