quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Biscoitos de azeite

Ando na fase dos biscoitos, volta e meia e sai mais uma fornada cheira muito bem diz a minha princesinha mas sabe ainda melhor diz o amor da minha vida!!! È Inverno - apesar de parecer Primavera, e à noite um chá e um biscoitinho antes de ir para a cma sabe tão bem!!!!
Desta vez a receita veio do forum  A nossa vida, é simplesmante deliciosa!



Bolinhos ou biscoitos de azeite

 
4 ovos

1 chávena de açucar

1 chávena de azeite

2 colheres chá de fermento em pó royal

600g de farinha de trigo com fermento


No copo da bimby coloque todos os ingredientes e programe 30 segundos velocidade 6, depois programe 3 minutos na velocidade espiga. Deixe repousar cerca de 10 a 15 minutos e forme pequenas bolas, coloque num tapete de silicone, pincele com gema de ovo e leve ao forno a cozer cerca de 20 minutos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate de chávena na bimby


Olá, olá, depois de uma ausência, devido a muita, muita preguiça com uma pitada de falta de tempo, estou de volta, não é que tenha deixado de cozinhar! pelo contrário!!!!

Este fim de semana foi de passeio, a Mia viu neve pela primeira vez, e fez o seu boneco de neve, andou de trenó, estava radiante a minha princesa - apesar de a neve estar escassa este ano, mas pronto havia a suficiente lá em cima na Torre para miúdos e graúdos se poderem divertir!

Já não ia há anos para a zona da Serra da Estrela, há praticamente 11 anos, foi um voltar a visitar todos os locais outra vez, contudo este ano havia muito pouca neve!!!

Assim e como passamos um fim de semana em viagem, à noite foi noite de bolinho com um café bem quentinho!!!

Bolo de chocolate de chávena


Ingredientes:

2 e 1/2 chávenas de farinha de trigo com fermento
1 chávena de chcolate em pó
2 chávenas de açúcar
1 iogurte natural
1 colher de fermento em pó royal
4 ovos inteiros
1/2 chávena de óleo
1 chávena de água a ferver


Cobertura

2 colheres de sopa de creme de chocolate para barrar (Nutella ou outra marca)
100g de chocolate preto culinária
2 colheres de açúcar
1 pacote de schmand

50g de chocolate branco para ralar e polvilhar


No copo da bimby coloque todos os ingredientes sólidos (pó), adicione a água a ferver e o óleo e programe 1 minuto velocidade 5/6.
Adicione o iogurte e os ovos e programe 2 minutos na mesma velocidade.
Coloque numa forma pukverizada com spray anti aderente e leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, deve verificar se está cozido com um palito.

Retire e reserve.

Entretanto no copo coloque o chocolate, a nutella ou creme de barrar, o açúcar, o shmand e programe 4 minutos velocidade 2 temperatura 50ºC.
Cubra o bolo com o creme, raspe chocolate branco num ralador e polvilhe por cima.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bolinhas de azeite

No Inverno o tempo é frio, e as tardes de domingo são muitas vezes passadas na cozinha cozinhando um bolo, uns biscoitos sempre um doce ou docinho para depois juntar a um chá ou chocolate quente enquanto assintimos a um filme ou jogamos um joguinho.
Assim este ano não tem sido excepção, até porque agora a princesa também já quer moldar alguns bolinhos, e uma destas tardes foi passada a fazer biscoitinhos, primeiro areias, seguidas de biscoitos de canela, depois de laranja e por ultimo os de azeite, ficaram deliciosos!


Ingredientes:


1/2 chávena de azeite
1 chávena de açúcar
2 ovos inteiros + 1 gema (para pincelar)
650g de farinha de trigo com fermento
1 colher sopa de canela
1 colher chá fermento
raspa de 1/2 limão
1/2 cálice de aguardente velha ou cachaça


No copo da bimby coloque a casca de limão e pulverize.
Junte os ovos inteiros e o açúcar programe 1 minuto velocidade 4, junte a aguardente e o azeite e proigrame mais 20 segundos na mesma velocidade.
Junte a farinha, o fermento e a canela programe 20 segundos velocidade 6, e mais 2 minutos na velocidade espiga, se necessário junte mais farinha e programe alguns segundos na mesma velocidade.
Pulverize um tabuleiro com spray , forme bolas e coloque sobre o tabuleiro, também pode colocar sobre os tapetes de silicone e estes não necessitam de ser nem untados nem pulverizados.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno a 180ºc entre 15 a 20 minutos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Apple crumble bimby

Ingredientes:


6 maçãs
3 colheres sopa de compota (eu usei morango, mas pode ser outra)
sumo de 1 laranja

100g de nozes descascadas
80g de açúcar
175g de farinha
75g de margarina


Começe por descascar as maças e corte em  pequenos pedaços, coloque no fundo de um recipiente que possa ir ao forno.
Numa tigela coloque a compota e o sumo de laranja, leve ao microondas 30 segundos até que consiga dissolver a compota no sumo, regue a maçã e misture bem.

No copo da bimby coloque as nozes descascadas e pique carregando 3 a 4 vezes no turbo, atenção que não devem ser reduzidas a puré.
Adicione a farinha, a margarina e o açúcar, programe 2 minutos velocidade 5-6.
Espalhe esta mistura sobre a maçã, e leve ao forno a 180º durante 25-30 minutos, até estar dourado, sirva frio.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Bolo de Cenoura e nozes

Este fim de semana, e despois de uma semana em casa com a princesa devido ao surto de varicela que apareceu no infantário e que apanhou também a minha princesinha!!!, foi dia de aniversário da avó Ana, sim porque este mês e o próximo todos os dias alguém amigo ou familiar faz anos!!!
Assim e porque ontem passámos o dia com a avó Rosa e o avô Verissimo, e não menos membro da família, apesar de não ser humana a nossa tão querida "laica", hoje já nos levantámos um bocadinho mais tarde e decidimos fazer um bolo para a avó Ana!

Talvez um bolo decorado! Sim, mas já eram quase 11h quando a mamã saiu da cama, pelo que era praticamente impossivel fazer um bolo e decorá-lo com pasta de açúcar para estar pronto às 16h. assim a princesa e a mamã acabaram por fazer um bolo simples e polvilhá-lo com açúcar em pó, muito simples e saboroso e assim ninguém reclama porque engorda ou devido a ter colesterol!!!! Então aqui fica a receitinha!!!!


Bolo Cenoura e Noz


Ingredientes:

1/2 chávena de nozes inteiras
2 cenouras descascadas
360g de farinha de trigo com fermento
250g de açúcar
2 copos de iogurte natural
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 copo de iogurte de óleo
3 ovos inteiros
2 colheres de sopa de canela em pó
açúcar em pó para polvilhar




Preparação na Bimby:

Descasque e coloque as cenouras no copo, rale na velocidade 9, reserve metade e a restante deixe ficar no copo. Descasque as nozes e reserve-as.
No copo adicione os ovos e o açúcar e programe  2 minutos velocidade 4. Adicione o óleo e o iogurte e programe mais 2 minutos na mesma velocidade.
Adicione o fermento e a canela e a farinha, programe 1 minuto na velocidade 6. Adcioene a restante cenoura e a noz partida em pedaços e envolva na velkocidade 1 10 segundos ou então somente com a espátula.
Pulverize uma forma com spray desmoldante e coloque a massa, leve a forno pre aquecido a 180ºC durante 30 minutos, verifique se está cozido, se necessário programe mais uns minutos.
No fim de frio polvilhe com açúcar em pó..


Preparação Manual:


Rale a cenoura depois de descascada na picadora ou então com um ralador manual e reserve.
Descasque as nozes e reserve.
Num recipiente coloque os ovos e o açúcar e bata, de seguida adidione o iogurte e continue a bater, adicione o óleo e bata de modo a envolver bem. Adicione a canela em pó e envolva, junte a farinha e o fermento e misture bem, adicione a cenoura ralada e as nozes e envolva.
Pulverize uma forma com spray desmoldante e coloque a massa, leve a forno pre aquecido a 180ºC durante 30 minutos, verifique se está cozido, se necessário programe mais uns minutos.
No fim de frio polvilhe com açúcar em pó.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bolo Rei



Ingredientes:











180g de açúcar


casca de uma laranja


4 ovos


2 claras 50g de aguaradeente (usei cachaça)


100g de leite


50g de fermento de padeiro


1 colher de café de sal


900 g de farinha


1 gema de ovo


Frutas cristalizadas


Frutas secas


Açúcar em pó para polvilhar


geleia de marmelo para pincelar


















No copo da bimby coloque a casca de laranja sem a parte branca juntamente com o açúcar e programe 15 segundos na velocidade turbo.


Adicione a margarina, com os ovos e as claras, a aguardente e programe 2 minutos velocidade 5.


Junte o leite e o fermento e programe temperatura 37ºC, durante 3 minutos velocidade 2.


Adicione o sal e a farinha e programe cinco minutos na velocidade espiga.


Coloque num recipiente polvilhado com farinha e coloque no forno pre aquecido a 50ºC juntamente com um recipiente com água, e deixe levedar até dobrar de volume.










Após este tempo coloque novamente no copo da bimby e programe 10 segundos velocidade 9, programe mais um minuto velocidade espiga, nos ultimos 10 segundos adicione as frutas, retire no fim do tempo e envolva bem, forme uma bola e abra no meio coloque um recipiente no meio de modo a formar um aro. Pincele o bolo com gema de ovo e decore com as frutas, leve novamente ao forno até dobrar o volume.


Aqueça o forno a 180ºC e deixe cozer por 15 a 20 minutos.


Retire e pincele com geleia de marmelo. Polvilhe com açúcar em pó.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bolinhas de azeite e canela




Sonhos de abóbora


Ingredientes:

500g de abóbora cozida reduzida a puré
250g de farinha com fermento
4 gemas de ovo
4 claras
2 colheres de sopa de açúcar
sumo e raspa de uma laranja grande
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de café de sal


Preparação na Bimby

Comece por colocar a borboleta no copo, adicione as claras e programe 4 minutos velocidade 3 e 1/2.
Retire e reserve.No copo coloque as gemas, o açúcar a raspa e o sumo da laranja e programe 2 minutos temperatura 37ºC velocidade 4 1 minuto, adicione o puré de abóbora e programe mais um minuto, na mesma temperatura e velocidade.
Adicione a farinha e o fermento e programe 10 segundos velocidade 6, se necessário programe mais 10 segundos.
Coloque novamente a borboleta no copo e adicione as claras envolva 20 segundos na velocidade3.
Frite colheradas em óleo bem quente e passe depois de fritas por açúcar e canela.



Preparação Manual:

Comece por cozer a abóbora e reduzir a puré - reserve.
Separa as gemas das claras. Numa tigela junte, as gemas, o açúcar, o sumo e a raspa de laranja, misture bem.
Adicione a farinha e o fermento e bata. Bata as claras em castelo e envolva na massa.
Frite colheradas em óleo bem quente e passe depois de fritas por açúcar e canela.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tarte de Amêndoa

Ingredientes:


Base

150 gr. farinha sem fermento

100 gr. açúcar

90gr de margarina

1 Ovo

2 c. sopa de Leite

1 c. chá de fermento

Preparação:
Colocar todos os ingredientes no copo e progamar 15 seg Vel.6, seguido de 1 min. na vel. espiga.
Forrar uma forma de tarte com essa massa e levar a forno 180º durante 15 min ou até alourar.
Retirar do forno e preparar o recheio.
Recheio

150 gr. açúcar

100 gr. manteiga

200 gr Amêndoa Laminada

2 c. sopa de Leite


Recheio

Colocar todos os ingredientes excepto a amêndoa no copo e programar 5 min. vel 1 inversa Temperatura varoma.

Introduzir a amêndoa laminada pelo bucal e programar 4 min. Temp. varoma Vel.1 colher inversa.

Colocar em cima da massa espalhando uniformemente e levar a forno quente 200º até ficar tostada.



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Festas 2011 - Natal e fim de ano

Depois da azáfama do Natal, este ano muito curtinho, pois foi apenas o fim de semana, aqui estou eu de volta.
As receitas ainda não foram todas publicadas, mas o tempo tem sido muito curto e já se prepara a ementa da passagem de ano!
Este ano a ementa será:

Entradas

Camarão a la guillo
pate de ervas
enchidos grelhados
requeijão com doce de abóbora
azeitonas temperadas


Pratos:

bacalhau com gambas
lombo de porco recheado com morcela


Sobremesas

brigadeiros brancos crocantes
delicia de leite condensado cozido
bolo rainha
coscorões de laranja
tarte de amendoa
torta de chocolate

Sendo assim e como o fim de ano se aproxima a passos largos, há que começar a prepara!!!!
Mãos à obra!