terça-feira, 30 de agosto de 2011

Doce de abóbora com nozes e pinhão



Ingredientes:


1 kg de abóbora limpa cozida escorrida (limpa de peles, casca e pevides)
1 kg de açúcar
1 pau de canela
200g de pinhões
300g de nozes


Comece por cozer a abóbora sem peles, casca e pevides cortada em pequenos pedaços.
Escorra-a e pese-a. Coloque numa panela, pese o açúcar e junte, triture tudo com a varinha mágica. adicione o pau de canela, e leve a lume branco cerca de 20 minutos até apurar, cerca de 5 minutos antes adicione as nozes partidas em pedaços e o miolo de pinhão.
Coloque em frascos esterilizados e deixe arrefecer.
Sirva a acompanhar requeijão, e tostas é delicioso.

Marmelada de marmelo com ou sem bimby



Pois é este ano, a minha mamã deu-me 3 kilinhos de marmelos.
Tinha referido que queria fazer marmelada, mas só um pouquinho, é que começo agora a preparar as pequenas lembranças de Natal.
Então desta vez experimentei 3 recitinhas diferentes, aqui vos deixo as referidas receitas, se por acaso queiserem experimentar alguma!


Marmelada (versão panela)


1kg de marmelos limpos e cozidos
0.5 kg de açúcar branco
0.5kg de açúcar amarelo
sumo de 1 limão



Comece por descascar os marmelos limpando-os de caroços e casca. Coza-os bem cozidos numa panela cobertos de água. Escorra durante 2 horas, pese-os.
Coloque-os na panela devidamente passados pela trituradora, pese igual peso de açúcar (eu coloquei metade açúcar branco metade amarelo). Adicione sumo de 1 limão.
Coloque em lume brando mexendo sempre com uma colher de pau ou pvc, quando a colher se segurar sozinha (cerca de 10 -20 segundos) pode desligar o lume e colocar em recipientes, deixe arrefecer e secar.


Marmelada (versão bimby)


800 g de marmelos limpos e cozidos
400 g de açúcar branco
400 g de açúcar amarelo
1 limão descascado sem cascas, pele branca e sementes



Comece por descascar os marmelos e limpe-os de peles e casca, pese-os no copo da bimby, pese igual peso de açúcar (usei branco e amarelo), adicione o limão descascado e limpo, triture bem durante 40 segundos velocidade 9. Programe 30 minutos temperatura 100ºC velocidade 1.


Marmelada com casca (versão Bimby)

800g de marmelos sem caroço
400g de açúcar escuro
400g de açúcar amarelo
1 limão descascado sem sementes

Comece por tirar o caroço aos marmelos e limpe-os de peles e casca, pese-os no copo da bimby e pese igual peso de açúcar, adicione o limão limpo e descascado durante 40 segundos velocidade 9 (pode ser necessário programar mais tempo). programe 100ºC velocidade 1 durante 30 minútos.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Petit gateau com gelado de baunilha






Ingredientes:



1 bola de gelado baunilha (compra)

100g de chocolate preto em tablete

100g de margarina

1 ovo inteiro

1 gema de ovo

1 colher sopa e meia de açúcar (eu coloquei 2)

1 colher sopa e meia de farinha





No copo da bimby coloque a margarina e o chocolate e programe 70ºC durante 3 minutos velocidade 2.

Adicione o ovo o açúcar e a gema, programe mais 1 minuto mesma velocidade, adicione a farinha e programe mais um minutos, leve ao forno pre aquecido a 210ºC, em forma propria previamente untada durante 7 minutos.

Desenforme, sirva com uma bola de gelado e polvilhe com açúcar em po.

Espirais com presunto



Ingredientes:


250g de pacote de massa espirais Milanesa
150g de presunto para aperitivo Isidoro
1/2 pacote natas
pimenta branca e pimenta em grão
1 ramo de manjericão fresco
queijo ralado parmesão q.b
sal q.b.
40g de margarina

Comece por cozer a massa durante cerca de 10 minutos em água temperada com sal.
Coloque a margarina
numa frigideira e leva a lume brando até derreter, adicione o presunto e deixe cozinhar entre um e dois minutos mexendo regularmente, adicione as natas e tempere com pimenta, não adicione sal, pois o presunto já possui sal suficiente. Mexa bem e deixe cozinhar mais um minuto mexendo sempre.
Coloque o molho com o presunto sobre a massa, envolva, polvilhe com queijo ralado parmesão, e corte pequenas folhas de manjericão e envolva novamente.
Sirva acompanhado de uma salada de rúcula, ou de alface.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

wafles com schmand



Ingredientes:


1 copo de schmand (natas ácidas - comprei no Aldi custa 0,39€)
5 ovos
1 copo de medida de açúcar
1 copo de medida de farinha


No copo da bimby coloque a borboleta e junte as claras, bata no programa 3 e 1/2 durante 5 minutos, retire e reserve.
Coloque as gemas e 1 medida de schmand de açúcar e bata durante 1 minuto velocidade 3, adicione o schmand e programe mais um minuto na mesma velocidade.
Adicione 1 medida de farinha e programe mais um minuto.
Aqueça a máquina de wafles e coloque a massa às colheradas.
Sirva acompanhado de chá, café ou uma bola de gelado.

domingo, 7 de agosto de 2011

Bifinhos de porco com cogumelos



Bolo de laranja, cenoura e noz



Ingredientes:


2 cenouras médias raladas
3 ovos inteiros
50g de miolo de noz moido
1/2 cchávena de óleo
1 chávena e meia de açúcar amarelo
2 chávenas e meia de farinha com fermento
1 colher sobremesa de fermento em pó
1 laranja inteira


No copo da bimby comece por colocar a laranja partida em quatro e programe 30 segundos velocidade 4.
Coloque as cenouras descascadas e programe 20 asegundos velocidade 4, 5. Adicione as nozes e programe 10 segundos velocidade 3.
Adicione os ovos e programe 1 minuto velocidade 3. Adicione o açúcar, e programe mais 30 segundos, adicione o óleo, e programe mais 30 segundos, adicione a farinha e o fermento e programe 3 minutos velocidade 3, coloque numa forma previamente untada e polvilhada e leve ao forno a 170ºC cerca de 30 minutos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Doce de tomate



Foi a primeira vez que fiz doce de tomate, aventurei-me pois este ano, já me deram diversos sacos com tomate e como alguns deles já estavam demasiado maduros, e como já tinha congelado alguns resolvi aventurar-me a fazer o doce que tanto gosto.
Não correu mal, pelo menos ficou saboroso, claro isto depois da minha cozinha ter ficado numa lástima e de a minha bimby ter enlouquecido!!!!
Aqui fica a receita que fiz!!!


Ingredientes


850g de tomate descascado (sem pele)
850g de açúcar (eu usei 400g branco e 450g de escuro ou amarelo)
1/2 limão descascado e sem sementes
1 pau de canela


Comece por descascar os tomates, ou seja retirar apenas a pele. Descasque também o 1/2 limão.
Coloque no copo da bimby e reduza tudo a puré. Adicione o açúcar e volte a reduzir a puré, adicioen o pau de canela e programe 100ºC durante 25 minutos.
No fim deste tempo retire (no meu caso teve que ser pois a bimby deitou por fora, e a minha cozinha ficou um caos), coloque num tacho e leve a lume brando durante cerca de 1 hora até apurar.
Coloque em frascos deixe arrefecer e guarde em frascos hermeticamente fechados.

Bolo de iogurte - outra receita



A minha Princesa já começou a dar os primeiros passos na culinária, esta semana quis fazer um bolo e ela resolveu ajudar-me, deveriam ter visto o que foi ela a partir os ovos, bom foi de rir, no final haviam alguns pedaços de casca a retirar.
Mas no fim de tudo ficou muito bom!!!


Ingredientes


5 ovos inteiros
1 chávena e meia de açúcar
1 copo de medida de iogurte de óleo
2 copos de iogurte de aroma de ananás
2 chávenas e meia de farinha
1 colher de chá de fermento em pó


Numa tigela parta os ovos e adicione o açúcar, bata bem.
Adicione os iogurtes e continue a bater. Por fim coloque o óleo e bata.
Adicione a farinha e o fermento e bata bem.
Coloque numa forma previamente untada e leve ao forno cerca de 25-30 minutos entre 170ºC e 180ºC. Verifique se está cozido, retire, desenforme.

Petit gateau



Para celebrar o meu 6º aniversário de casamento no próximo dia 14, e como este ano decidimos ficar por casa, iremos deixar a princesa na avó e nós iremos aproveitar para namorar um pouquinho, decidimos então preparar uma surpresa, então a mim será a parte do jantar e preparação da mesa, ao maridinho será o resto, musica filme, e espero que não se esqueça de uma pequena lembrança pois também não me esqueci.
Então esta semana tenho andado nas experiencias.
Já experimentei o petit gateau, que a princesa aprovou!!!
Segue-se o risotto que ainda não sei como será, ou então uma massa ao estilo Italiano, pois acho que também será romantico.
Para entrada um melão com presunto para recordarmos um bocadinho do nosso dia há 6 anos atrás.
E por fim o tão famoso petit gateau acompanhado da sua bola de gelado - que será a sobremesa!!!!

Ingredientes


100g de chocolate negro em barra
2 colheres de sopa de açúcar
100g de margarina
1 ovo inteiro
1 gema
1 colher e meia de sopa de farinha


No copo da bim~by colocar o chocolate e amanteiga e programar 4 minutos temperatura 70ºC velocidade 2, adicionar a gema e o ovo e o açúcar programar mais um minuto na mesma velocidade.
Colocar a farinha e bater 20 segundos velocidade 3.
Untar pequenas formas, eu usei umas de porcelana do IKEA, verter a massa e levar ao forno pre aquecido a 210ºC durante 7-8 minutos, Retirar do forno deixar arrefecer um pouco e desenformar.
Servir acompanhado de uma bola de gelado de nata ou outro sabor a gosto.