domingo, 7 de agosto de 2011

Bifinhos de porco com cogumelos



Bolo de laranja, cenoura e noz



Ingredientes:


2 cenouras médias raladas
3 ovos inteiros
50g de miolo de noz moido
1/2 cchávena de óleo
1 chávena e meia de açúcar amarelo
2 chávenas e meia de farinha com fermento
1 colher sobremesa de fermento em pó
1 laranja inteira


No copo da bimby comece por colocar a laranja partida em quatro e programe 30 segundos velocidade 4.
Coloque as cenouras descascadas e programe 20 asegundos velocidade 4, 5. Adicione as nozes e programe 10 segundos velocidade 3.
Adicione os ovos e programe 1 minuto velocidade 3. Adicione o açúcar, e programe mais 30 segundos, adicione o óleo, e programe mais 30 segundos, adicione a farinha e o fermento e programe 3 minutos velocidade 3, coloque numa forma previamente untada e polvilhada e leve ao forno a 170ºC cerca de 30 minutos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Doce de tomate



Foi a primeira vez que fiz doce de tomate, aventurei-me pois este ano, já me deram diversos sacos com tomate e como alguns deles já estavam demasiado maduros, e como já tinha congelado alguns resolvi aventurar-me a fazer o doce que tanto gosto.
Não correu mal, pelo menos ficou saboroso, claro isto depois da minha cozinha ter ficado numa lástima e de a minha bimby ter enlouquecido!!!!
Aqui fica a receita que fiz!!!


Ingredientes


850g de tomate descascado (sem pele)
850g de açúcar (eu usei 400g branco e 450g de escuro ou amarelo)
1/2 limão descascado e sem sementes
1 pau de canela


Comece por descascar os tomates, ou seja retirar apenas a pele. Descasque também o 1/2 limão.
Coloque no copo da bimby e reduza tudo a puré. Adicione o açúcar e volte a reduzir a puré, adicioen o pau de canela e programe 100ºC durante 25 minutos.
No fim deste tempo retire (no meu caso teve que ser pois a bimby deitou por fora, e a minha cozinha ficou um caos), coloque num tacho e leve a lume brando durante cerca de 1 hora até apurar.
Coloque em frascos deixe arrefecer e guarde em frascos hermeticamente fechados.

Bolo de iogurte - outra receita



A minha Princesa já começou a dar os primeiros passos na culinária, esta semana quis fazer um bolo e ela resolveu ajudar-me, deveriam ter visto o que foi ela a partir os ovos, bom foi de rir, no final haviam alguns pedaços de casca a retirar.
Mas no fim de tudo ficou muito bom!!!


Ingredientes


5 ovos inteiros
1 chávena e meia de açúcar
1 copo de medida de iogurte de óleo
2 copos de iogurte de aroma de ananás
2 chávenas e meia de farinha
1 colher de chá de fermento em pó


Numa tigela parta os ovos e adicione o açúcar, bata bem.
Adicione os iogurtes e continue a bater. Por fim coloque o óleo e bata.
Adicione a farinha e o fermento e bata bem.
Coloque numa forma previamente untada e leve ao forno cerca de 25-30 minutos entre 170ºC e 180ºC. Verifique se está cozido, retire, desenforme.

Petit gateau



Para celebrar o meu 6º aniversário de casamento no próximo dia 14, e como este ano decidimos ficar por casa, iremos deixar a princesa na avó e nós iremos aproveitar para namorar um pouquinho, decidimos então preparar uma surpresa, então a mim será a parte do jantar e preparação da mesa, ao maridinho será o resto, musica filme, e espero que não se esqueça de uma pequena lembrança pois também não me esqueci.
Então esta semana tenho andado nas experiencias.
Já experimentei o petit gateau, que a princesa aprovou!!!
Segue-se o risotto que ainda não sei como será, ou então uma massa ao estilo Italiano, pois acho que também será romantico.
Para entrada um melão com presunto para recordarmos um bocadinho do nosso dia há 6 anos atrás.
E por fim o tão famoso petit gateau acompanhado da sua bola de gelado - que será a sobremesa!!!!

Ingredientes


100g de chocolate negro em barra
2 colheres de sopa de açúcar
100g de margarina
1 ovo inteiro
1 gema
1 colher e meia de sopa de farinha


No copo da bim~by colocar o chocolate e amanteiga e programar 4 minutos temperatura 70ºC velocidade 2, adicionar a gema e o ovo e o açúcar programar mais um minuto na mesma velocidade.
Colocar a farinha e bater 20 segundos velocidade 3.
Untar pequenas formas, eu usei umas de porcelana do IKEA, verter a massa e levar ao forno pre aquecido a 210ºC durante 7-8 minutos, Retirar do forno deixar arrefecer um pouco e desenformar.
Servir acompanhado de uma bola de gelado de nata ou outro sabor a gosto.



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Salada de atum com ovos de codorniz



Ingredientes:


2 latas de feijão frade
1 duzia de ovos de codorniz
2 latas de atum
1 cebola pequena picada
1 molho pequena de salsa
sal, pimenta a gosto


Comece por lavar e colocar o feijão na saladeira, adione o atum, a cebola picada e os ovos de codorniz cozidos e cortados em quatro. Pique a salsa e coloque os temperos.
Sirva temperado a gosto.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Rolo de carne picada



Ingredientes:

500g de carne de porco picada
500g de carne bovino picada
2 salsicha de aves fresca
1/2 pacote de sopa de cebola
vinho branco -1/2 copo

pão ralado q.b.
fatias de fiambre e de queijo q.b
pao ralado q.b.


No copo da bimby coloque todos os ingredientes com excpção do fiambre, queijo e pão ralado. Programe 3 minutos velocidade 6.
Estenda uma folha de papel aluminio molho com vinho branco e polvilhe com pão ralado, coloque a mistura e calque de modo a parecer uma folha espessa, coloque fatias de fiambre e de queijo, enrole com a ajuda do papel de aluminio, congele ao leve ao frio umas horas. Coloque num recipiente de ir ao forno, tempere com margarina e azeite regue com vinho branco e leve ao forno cerca de 45 minutos, sirva acompanhado de arroz, batatas e esparregado.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bolinhos de coco (aproveitamento claras) ou pastel de coco



Ingredientes:


5 claras de ovo
150g de açúcar
raspa de 1 limão
200g de coco ralado
4 claras de ovo
sumo de 1 limão pequeno


No copo da bimby coloque todos os ingredientes e progframe 2 minutos velocidade 3, 4 e 5.
Num tabuleiro previamente untado deite pequenas porções da massa com uma colher, leve a cozer em forno fraco durante cerca de 30 minutos.







Bolachinhas de laranja ou Galletas de naranja




Ingredientes:


3ovos inteiros

1 laranja - raspa e sumo

200g de açúcar

500g de farinha com fermento

200g de margarina


No copo da bimby coloque os ovos inteiros a margarina, o açúcar, o sumo e a raspa de laranja, programe 30 segundos velocidade 6.
Adicione a farinah e programe mais 2 minutos velocidade 5.
Coloque no dispára biscoitos e deite sobre um tabuleiro revestido de papel vegetal e untado, ou então coloque sobre um tabuleiro de silicone. Leve a forno a 170ºC durante cerca de 10 minutos.

Biscoitos de laranja na Bimby





Ingredientes:


1 laranja grande (raspa e sumo)


650g de farinha com fermento


200g de margarina


3 ovos inteiros

200g de açúcar

açúcar e canela q.b para polvilhar


No copo da bimby coloque os ovos e o açúcar juntamente com a margarina e o sumo e raspa de laranja. No meu cado perferi efectuar a raspa e o sumo de laranja à parte, pela forma tradicional em vez de utilizar a bimby e ficou delicioso. Misture tudo na velocidade 6 durante 30 segundos.

Adicione a farinha e programe 2 minutos na velocidade espiga.

Pulverize uma folha de papel vegetal e faça pequenas bolas, passe-as pela mistura de açúcar e canela e leve ao forno cerca de 15 minutos.

Retire e sirva acompanhado de um chá ou café.