quarta-feira, 27 de julho de 2011

Salada de atum com ovos de codorniz



Ingredientes:


2 latas de feijão frade
1 duzia de ovos de codorniz
2 latas de atum
1 cebola pequena picada
1 molho pequena de salsa
sal, pimenta a gosto


Comece por lavar e colocar o feijão na saladeira, adione o atum, a cebola picada e os ovos de codorniz cozidos e cortados em quatro. Pique a salsa e coloque os temperos.
Sirva temperado a gosto.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Rolo de carne picada



Ingredientes:

500g de carne de porco picada
500g de carne bovino picada
2 salsicha de aves fresca
1/2 pacote de sopa de cebola
vinho branco -1/2 copo

pão ralado q.b.
fatias de fiambre e de queijo q.b
pao ralado q.b.


No copo da bimby coloque todos os ingredientes com excpção do fiambre, queijo e pão ralado. Programe 3 minutos velocidade 6.
Estenda uma folha de papel aluminio molho com vinho branco e polvilhe com pão ralado, coloque a mistura e calque de modo a parecer uma folha espessa, coloque fatias de fiambre e de queijo, enrole com a ajuda do papel de aluminio, congele ao leve ao frio umas horas. Coloque num recipiente de ir ao forno, tempere com margarina e azeite regue com vinho branco e leve ao forno cerca de 45 minutos, sirva acompanhado de arroz, batatas e esparregado.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bolinhos de coco (aproveitamento claras) ou pastel de coco



Ingredientes:


5 claras de ovo
150g de açúcar
raspa de 1 limão
200g de coco ralado
4 claras de ovo
sumo de 1 limão pequeno


No copo da bimby coloque todos os ingredientes e progframe 2 minutos velocidade 3, 4 e 5.
Num tabuleiro previamente untado deite pequenas porções da massa com uma colher, leve a cozer em forno fraco durante cerca de 30 minutos.







Bolachinhas de laranja ou Galletas de naranja




Ingredientes:


3ovos inteiros

1 laranja - raspa e sumo

200g de açúcar

500g de farinha com fermento

200g de margarina


No copo da bimby coloque os ovos inteiros a margarina, o açúcar, o sumo e a raspa de laranja, programe 30 segundos velocidade 6.
Adicione a farinah e programe mais 2 minutos velocidade 5.
Coloque no dispára biscoitos e deite sobre um tabuleiro revestido de papel vegetal e untado, ou então coloque sobre um tabuleiro de silicone. Leve a forno a 170ºC durante cerca de 10 minutos.

Biscoitos de laranja na Bimby





Ingredientes:


1 laranja grande (raspa e sumo)


650g de farinha com fermento


200g de margarina


3 ovos inteiros

200g de açúcar

açúcar e canela q.b para polvilhar


No copo da bimby coloque os ovos e o açúcar juntamente com a margarina e o sumo e raspa de laranja. No meu cado perferi efectuar a raspa e o sumo de laranja à parte, pela forma tradicional em vez de utilizar a bimby e ficou delicioso. Misture tudo na velocidade 6 durante 30 segundos.

Adicione a farinha e programe 2 minutos na velocidade espiga.

Pulverize uma folha de papel vegetal e faça pequenas bolas, passe-as pela mistura de açúcar e canela e leve ao forno cerca de 15 minutos.

Retire e sirva acompanhado de um chá ou café.

sábado, 25 de junho de 2011

Semifrio de morango



Ingredientes

Base

150g de bolacha tipo digestiva
100g de margarina


Coloque as bolachas no copo da bimby e reduza-as a pó.
Adicione a margarina e programe 5 minutos na velocidade 3.
Coloque sobre uma forma de fundo amovivel e calque de modo a ficar uma massa firme. Leve ao frigorifico cerca de 1 hora.


Creme:


3 pacotes de natas
500g de morangos
1 pacote de gelatina de morango
6 folhas de gelatina incolor
1 lata de leite condensado


Reduza os morangos a puré e reserve.
Coloque a borboleta na bimby e bata as natas durante 1 minuto na velocidade 3 e meio.
Adicione o leite condensado e bata 30 segundos na mesma velocidade.
Hidrate as folhas de gelatina e a gelatina num pouco de água, dissolva a gelatina e leve um minuto ao microondas, disssolva bem e adicione à mistura batrendo sempre na velocidade 3.
Coloque sobre a massa da bolacha e leve ao frio cerca de 3 horas.


Cobertura


1 pacote de galetina em pó de morango
Morangos decorados para enfeitar
3 folhas de gelatina


Hidrate as folhas de gelatina e a gelatina em pó em 200ml de água, leve ao microondas até derreter.
Coloque os morangos sobre o creme, deite por cima a gelatina dissolvida e leve ao frio 2 horas.
Sirva bem fresco.

Pão de ló



Ingredientes:

10 ovos
2 gemas
açúcar - o peso dos 10 ovos
farinha - metade do peso dos 10 ovos
1 colher de chá de fermento em pó


Separe os ovos - as gemas e reserve. Bata as 10 claras em castelo, adicione as 12 gemas e continue a bater.
Adicione o açúcar e bata durante cerca de 3 minutos, sempre com a batedeira de varas, adicione a farinha e o fermento misturados e continue a bater.
UNte uma forma com spray, e coloque a massa, leve a cozer em forno pre aquecido a 180ºC, não deixe cozer muito.





Tagliatelli à Carbonara



Ingredientes:


1 pacote de tagliatelli (usei uma caixinha da marca Dia)
1 pacote natas de culinária
1 pacote de bacon
1 pacote queijo ralado para massas
folhas de mangericão frescas
30g de margarina


Comece por cozer o tagliatelli e reserve.
Numa frigideira coloque a margarina, deixe derreter e adicione o bacon, e deixe fritar, adicione as natas e mexa, tempere de sal e pimenta a gosto.
Coloque sobre o tagliatelli e envolva.
Pique folhas de manjericão e misture bem.
Polvilhe com queijo ralado e sirva quente.







terça-feira, 14 de junho de 2011

Crepes doces



Na passada sexta feira andei às compras, aliás mil e uma compras, um dia bem passado entre um pouco de passeio e também um pouco de namorico, sim porque desde que tivemos a princesa normalmente ela vai conosco para onde quer que vamos!!!

Todas as grandes viagens ela vai, pois sai a mim e adora andar de avião, já o pai stressa sempre muito, pois ela tem a maldita mania de fugir nos aeroportos e lá andamos nós feitos maluquinhos a correr atrás dela!!!

Então quando finalmente tiramos um dia, ou uma noite só para nós sabe muito bem!!!
Saudades de quando ainda namorávamos, não que agora não seja optimo, é sim, mas algumas das maiores loucuras fizemos antes da MI, mesmo depois de casados, com a MI é sempre mais complicado, há horários a cumprir e regras a seguir, até porque a nossa princesinha apenas tem 2 anos e meio!!!

Como já me perdi com esta conversa, na passada sexta feira no Pingo Doce antigo Feira Nova de Santarem havia uma feira de antigos livros, claro eu vou ver logo a parte de culinária, e ai comprei 5 a 1€ cada, para mim uma optima compra, para o marido um pesadelo pois vão ser mais algumas horas na cozinha!!!!

Para o compensar e como este ano estamos a passar por uma fase de mudança na nossa vida, espero que para melhor, contrariamente a toda esta crise que se anuncia, resolvi relembrar-lhe não as ultimas férias fora que foram em Janeiro deste ano, mas as de há um ano atrás em que como habitualmente no mês de Junho rumamos à RD, o nosso destino de eleição, quer pela simpatia e calor humano quer pela amabilidade e com que somos sempre tratados, todos os anos num hotel diferente!

No ano passado estivemos no Catalonia Bavaro Beach, todos os dias antes de jantar e até porque a MI fazia sempre birra na hora do jantar, apenas conseguimos jantar juntos uma vez, íamos comer um crepe na creparia do hotel, para mim servia de jantar, mas para o R não!

Então deixo aqui duas receitinhas de crepes, uma delas retirada de uma das minhas aquisições e outra a que usava anteriormente ensinada por uma ex colega de trabalho.
Espero que gostem!!!



Ingredientes:


250g de farinha
1 c. chá fermento em pó
300ml de leite
2 ovos inteiros
40g de margarina
1 c. café sal


Junte a farinha com o fermento e coloque-a numa tigela.
Aqueça o leite bem quente e adicione o sal, a margarina, misture até derreter a margarina e dissolver o sal.
Parta os ovos e bata-os bem batidos, adicione-lhes o leite, continuando a bater bem de modo a obter uma mistura homogénea.
Deite o preparado pouco a pouco no centro da farinha, misturando-a com uma colher de pau até obter uma massa de crepes.
Barre a frigideira de crepes ou crepeira (eu usei uma crepeira) com margarina e coloque colheradas da massa espalhando com o utensilio proprio em forma de T.
Vire os crepes, deixe cozinhar e retire. Polvilhe com açúcar e canela, ou deixe simples, e acompanhe com doce ou bolas de gelado.



Ingredientes (crepes de iogurte)


2 ovos
150g de farinha
200ml de leite
1 iogurte sólido natural, ou de um aroma a gosto
3 c. sopa de açúcar
óleo para untar q.b.


Batem-se todos os ingredientes, primeiro os ovos, depois o iogurte, seguido do açúcar e por fim a farinha. Mistura-se bem de modo a não ter grânulos, adiciona-se o leite, e aquece-se a crepeira devidamente untada com óleo.
Fazem-se os crepes como descrito no procedimento anterior.

domingo, 12 de junho de 2011

Omolete verde



Ingredientes:




2 ovos médio ou grandes

1 ramo de salsa

1 fatia de fiambre

20 ml de leite

1 c. cafe de sal

1 c. chá de farinha

1 pitada de pimenta branca



Numa frigideira coloque um pouco de azeite e aqueça.

Numa tigela coloque os ovos, a salsa picada, o fiambre picado, o sal, a pimenta o leite e a farinha.

Misture bem sem ganhar granulos.

Frite quando o oleo estiver quente tendo o cuidado de dobrar em 3.

Sirve acompanhado com salada.