sábado, 4 de junho de 2011

Salada fria de brocolos



Ingredientes:


1 couve brocolo
3 batatas médias
1 lata de milho doce cozido das pequenas
1 cenoura grande
1 ovo cozido
5 paus de delicias do mar
1 lata de atum escorrido
sal e azeite q.b.

Comece por cozer os vegetais, as batatas e a cenoura, o ovo com sal.
Numa saladeira coloque todos os ingredientes devidamente cortados em pequenos pedaços, adicione as delicias do mar cortadas em pequenos pedaços, corte o ovo no cortador próprio ou então se não tiver pique-o apenas em pequenos pedaços.
Adicione a lata de atum previamente escorrrida.
Tempere com azeite, envolva bem e sirva morno ou frio.

salada de fruta - aproveitamentos



Como todos sabemos, esta altura do ano é optima por um lado - há imensa variedade de fruta, toda ela simplesmente deliciosa, mas por outro lado um pesadelo - isto para mim, que segundo o meu R. primo por ter a fruteira da cozinha bonita, com diferentes variedades de fruta, mas que nesta altura é simplesmente impossivel, mal a coloco, passadas umas poucas horas já está muito madura, isto por mais verde que a compre, e até porqur sou adepta de fruta verde, simplesmente adoro fruta verde!!!


Esta semana, e até porque quando a vida nos corre mal algo nos sorri, estive 4 diazinhos em casa, ou melhor vou estar, dois ainda faltam, deu para fazer imensas coisas, experimentar, apesar de não poder comer, pois cada migalha me engorda, tenho um marido maravilhoso tudo come e não engorda, quem me dera ser assim!!!! Espero que a minha MI seja como o pai, pois assim não sofre como a mãe para não engordar!!!!



Então ontem ao almoço, depois de mais uma salada que ainda não publiquei, mas que ficou decidadamente aprovada, quer pelo pai quer pela filha e até por mim que provei um pouquito, experimentei uma nova versão de salada de fruta.



Na véspera tinha arranjado morangos para a MI e tinha colocado açúcar, ela não quis comer tudo e sobrou cerca de 1/2 taça, guardei no frigorifico envolto em pelicula aderente.


Ontem ao almoço reirei do frio, e constatei que na minha fruteira estavam uns pessegos e maças a necessitarem de urgente intervenção, e voi-lá nova versão de salada de fruta!!!!


Experimentem fica muito bom para todos os amantes de Porto e de Canela!!!!





Ingredientes:


4 pessegos pequenos


sobras de morangos com açúcar com o respectivo molho


1 kiwi


2 maçãs


1 laranja



Descascar as frutas, cortar em pequenos pedaços e misturar com os morangos e sumo destes.


Colocar 1 cálice de vinho do Porto e polvilhar com canela, adicionar 1 colher de sopa de açúcar, misturar bem e servir.

Biscoitos de nata




Ingredientes:




500g de farinha de trigo

125 g de manteiga com sal

125g de açúcar

2 c. chá de fermento em pó

3 ovos inteiros

1/2 pacote natas

1 c. café de sal



açúcar e canela para polvilhar




Comece por colocar todos os ingredientes pela ordem indicada no copo da bimby, com excepção das natas, e programe 6 minutos velocidade espiga.

Adicione o 1/2 pacote de natas e programe mais 5 minutos na mesma velocidade.

Molde pequenas bolas e passe-as por açúcar e canela.

Coloque num tabuleiro pulverizado, para quem tiver o tapete de seilicone não é necessário, mas como eu não tenho tive de pulverizar o tabuleiro.

Leve ao forno a 180ºC cerca de 5 -10 minutos, depende um pouco de forno para forno.

Retire deixe arrefecer e guarde em caixas hermeticamente fechadas.

A receita rende cerca de 52 - 60 bolinhos.

Sirva acompanhado de chá ou café ou simplesmente só um bolinho.










sexta-feira, 3 de junho de 2011

Peitos de frango no forno com mistura de ervas



No fim de semana da Páscoa efectuei uns pequenos frascos com diferentes temperos, tinha visto num blog, e achei a ideia engraçada e resolvi experimentar:

Primeira mistura : Alhos , sal e louro

Num dos frascos fiz a 1ª mistura: coloquei sal cerca de 400g, alho moido cerca de 25g , e piri piri moido cerca de 2 colheres de café, e pequenos pedaços de folhas de louro .
Mexer bem e reservar.


Segunda mistura: Ervas de Provence Margão, sal, piriri e alho moido

Colocar no frasco o sal : cerca de 400g, 3/4 de pacote de ervas de provence Margão, ervas estas compostas por tomilho, alecrim, segurelha e oregãos, cerca de 30g de alho moido e 1 c. chá de piri piri moido.

Misturar tudo e guardar em frascos identificados e bem fechados, no meu caso, coloquei na minha despensa.

Na altura não tinha ideia do que estava a fazer, pensei, vou experimentar, há-de servir para alguma coisa!!!
Há dois fins de semana atrás, passei um frango com a 1ª mistura e grelhei, ficou excelente, pena não ter tirado fotos!!!

Ontem fiz algo diferente fui experimentar a segunda, e ficou divinamente bom!!! Aconselho a todos os seguidores e não seguidores a experimentar!!! Aqui fica a minha receita.


Ingredientes:

Mistura nº2 q.b.
4 peitos de frango do campo ou frango biologico (eu utilizei do campo)
batatinhas novas pequeninas q.b.
2 c. sopa de pimentão doce
1 copo de vinho branco
azeite q.b.


Cerca de 2 horas antes de colocar no forno,lavar os peitos e passar os peitos pela mistura nº2, e colocar numa assadeira de porcelana ou outro qualquer tipo de material que possa ir ao forno.
Descascar as pequeninas batatas e colocar em volta dos peitos.
Desfazer no vinho o pimentão doce e regar o frango e as batatas. Colocar o azeite a correr em fio sobre todos os ingredientes de modo a ficarem todos devidamente regados.
Após duas horas colocar no forno e deixar cozinhar cerca de uma hora. Nota virar o frango após cada 15 minutos.
Servir acompanhado de salada de alface e tomate.
Bom apetite!!

Salada fria de salsichas



Ingredientes


1 lata de salsichas
8 folhas de alface
1 chávena de batata frita palha
2 tomates chucha
2 c. sopa de azeitonas cortadas descaroçadas
1/2 lata de milho doce cozido
molho alho calve
sal q.b.
cebola picada


Comece por lavar as folhas de alface, o tomate, e desfolhe a alface e corte o tomate em pequenos pedaços.
Num saladeira coloque os dois ingredientes, adicione as salsichas cortadas em pequenos pedaços, a batata frita palha, o milho e as azeitonas, a cebola picada.
Adicione 4 c. sopa de de molho de alho calve.
Mexa e sirva temperado com sal a gosto.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Salada Verão



Ingredientes


Croutons de queijo e alho (3c.sopa)
cenoura ralada
oregãos q.b.
mortadela em cubos
1 lata de milho cozido
2 c. sopa de azeitonas descaroçadas.
6 folhas de alface frisada
3 folhas de alface roxa
1/4 cebola picada
azeite e vinagre balsâmico q.b.
sal q.b.
tomate cherry aos quartos


Lave e corte as folhas de alface.
Lave e corte os tomates cherry.
Numa taça coloque todos os ingredientes, tempere a gosto e sirva.

Salada Primavera




Ingredientes


6 folhas de alface frisada
2 folhas de alface roxa
3 cenouras raladas
1 lata de milho
2 colher se sopa de azeitonas às rodelas descaroçadas
7 tomates cherry cortados em quartos
1 /4 cebola picada
azeite q.b.
sal q.b.
vinagre balsâmico q.b.


Lave e escorras as folhas de alface corte-as em pequenos pedaços.
Rale a cenoura e adicione, junte o milho e as azeitonas.
Lave os tomates e corte em quartos.
Pique a cebola.
Tempere com sal, vinagre balsâmico e azeite.
Pode servir como acompanhamento ou simplesmente como uma salada.


Salada de atum - versão 1



Ingredientes:


2 batatas grandes cozidas e partidas em pequenos quadrados
1 lata de ervilhas cozidas
1 concha de azeitonas as rodelas
1 lata de milho cozido
3 cenouras cozidas e cortadas aos pequenos quadrados
1 lata de feijão frade cozido
3 ovos cozidos picados
tomate cherry cortado em 4
3 latas de atum escorrido
azeite, pimenta, sal e salsa a gosto



Colocar tudo na saladeira e misturar, temperar a gosto.
Sirva morno ou fresco.

Brioches com pepitas de chocolate



Ingredientes:


250g de leite
sumo de 1 laranja
40g de fermento padeiro
750g de farinha com fermento
90g de margarina
120g de açúcar
2 ovos inteiros
pepitas de chocolate q.b.
1 gema de ovo para pincelar
sal q.b.

No copo da bimby coloque o leite, o açúcar e a margarina e programe dois minutos, temperatura 37ºC velocidade 2.
Adicione o fermento, o sal, o sumo de laranja e os ovos e programe 20 segundos na velocidade 3.
Adicione a farinha e programe 3 minutos velocidade espiga.
Reserve durante 10 minutos dentro do copo.
Programe o forno a 50ºC. Unte um tabuleiro e polvilhe com farinha.
Incorpore na massa as pepitas de chocolate.
Faça pequenas bolas, e pincele com gema de ovo.
Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
Coza a 200ºC durante cerca de 10 - 15 minutos.



Fondue de pão e alho



Ingredientes:




1 bola caseira

2 dentes de alho descascados

1/2 chouriço ou 1 linguiça

oregãos q.b

mistura 4 queijos q.b

sal q.b

1 c. sopa de maionese

pimenta q.b.



Retirar o miolo do pão, e reservar.

No copo da bimby colocar todos os ingredientes com excepção do pão e picar na velocidade 6/7 durante 1 minuto.

Colocar no interior da bola e levar a forno médio até gratinar.

Colocar pão às fatias e levar ao forno cerca de 2 minutos antes de servir o fondue.~

Sirva quente.