terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Crepes com queijo e fiambre


A minha princesa contínua doentinha, hoje terei de a levar ao pediatra, está complicado não vejo melhoras! Não consigo perceber o que ela apanhou, mas o que quer que tenha sido 
e forte, não quer comer nada, nem quer chá que lhe faria bem, e já não sei muito bem o que lhe dar!
Ontem à noite, como ela estava assim também, arranjei qualquer coisa rápida para o jantar meu e do meu marido, fiz uns crepes de fiambre e queijo e um doce para sobremesa, estava bom tendo em conta que foi para desenrascar, aqui deixo mais uma vez a receita dos crepes, super rápidos de fazer!



Ingredientes (5 crepes):

10 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento (nota as colheres devem ser bem cheias)
2 copos cheios de leite
1 ovo inteiro


Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e programe 20 segundos velocidade 6. Aqueça uma crepeira, unte e faça cada crepe, após virar o crepe coloque uma fatia de fiambre, e outra de queijo dobre o crepe ao meio e dobre novamente ao meio, deixe cozer bem de forma a derreter o queijo, vire e deixe fazer o mesmo do outro lado. Sirva quente.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Brownies de chocolate e nozes

A minha Mia está doente! Ontem já era evidente pois já estava um pouco, contudo esta noite as coisas pioraram! Muita febre e não só, só quer a mamã, e hoje acabei por ficar em casa com a princesa, pois não estava em condições de ir para a escola. esta semana vai ser complicada em termos de trabalho, mas pronto a minha princesa  é quem mais importa, e claro aqui estou eu com ela. 
Não é por ser minha filha, mas é uma querida sempre tão amorosa mesmo quando está doente!!! Quem me dera que não estivesse doente, mas pronto resta-me mimá-la e ajudá-la, contudo não está a ser fácil, recusa-se a beber chá e para além da febre nada pára no estômago!!! 
Vamos ver se amanhã já estará melhor!!!
Fiz uns brownies de nozes e chocolate ficaram deliciosos, sobretudo para quem gosta de chocolate como é o caso do meu marido e de mim!!!! E também da pequena, pena ela estar doente pois nem quis comer!!! 
Deixo aqui a receitinha que utilizei.


Ingredientes:

200g de açúcar amarelo
80g de farinha de trigo com fermento
45g de margarina
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó royal
nozes q. b.
2 ovos inteiros

No copo da bimby coloque o açúcar e os ovos, programe 4 minutos velocidade 3 temperatura 50ºC. Adicione a margarina e programe mais 2 minutos na mesma velocidade. Junte o fermento, a farinha e o chocolate em pó e programe 30 segundos na velocidade 3. leve a cozer em forno pré aquecido a 180ºC durante 30 minutos! Bom apetite





domingo, 27 de janeiro de 2013

Turron de nueces / Turron de nozes

Das últimas vezes que tenho ido a Espanha tenho trazido o Turron, umas vezes um tipo, outras vezes outro, mas na realidade todos são deliciosos. Jã alhum tempo que tenho procurado a receita e a forma como o mesmo poderia ser feito, até que na semana passada encontrei uma receita que me seduziu e hoje como estava por casa com a família resolvi experimentar!!!
Aqui fica a receita, fica realmente bom!






Ingredientes:

250g de chocolate branco
40g de banha de porco
3 colheres de sopa de nozes

250g de chocolate culinária 
40g de banha de porco
3 colheres de sopa de nozes


No copo da bimby coloque o chocolate branco, partido em bocados, a banha e programe 10 segundos  na velocidade 9, programar de seguida a 70ºC durante 4 minutos. Retirar do copo e colocar numa forma de silicone devidamente forrada com papel de alumínio  coloque as nozes quando tiver metade do creme colocado, e cubra com o resto do creme. Leve ao frigorifico durante 1 hora. 


No copo da bimby coloque o chocolate de culinária, partido em bocados, a banha e programe 10 segundos  na velocidade 9, programar de seguida a 70ºC durante 4 minutos. Retirar do copo e colocar numa forma de silicone devidamente forrada com papel de alumínio, coloque as nozes quando tiver metade do creme colocado, e cubra com o resto do creme. leve ao frigorifico até estar duro, desinforme e coloque sobre papel celofame.







Alheira no forno


Hoje ficámos por casa, está imensa chuva, a Mia está adoentada, e o maridinho está a trabalhar. Como ele adora alheira, hoje o almoço foi o escolhido, alheira com ovo estrelado e batata frita, uma receita super fácil, económica e rápida de preparar.
Antes de mais, gostaria de vos falar de um filme que vimos ontem à noite "Love likes coincidences", um filme lindo que conta uma bonita história de amor, vale a pena ver!!! Eles são dois jovens turcos que nasceram em 1977,  no mesmo dia lado a lado, numa maternidade em Ancara, ele filho de um fotografo que devido a problemas de saude abdica de alguns dos seus sonhos e ela filha de pais separados, criada pelo avô em pequenina que sonha ser actriz, este filme fala dos encontros e desencontros ao longo do seu percurso dos dois jovens e da força que o amor verdadeiro pode ter. É um filme muito bom,muito bom mesmo, mostra uma boa história de amor, vale a pena ver!!!



Ingredientes:

3 alheiras de caça
3 ovos
batatas para fritar
salada de alface, tomate e cenoura


Comece por aquecer o forno a 180ºC, coloque as alheiras num recipiente refractário, pique-as com um garfo e leve ao forno cerca de 25 minutos, tenha o cuidado de as virar após metade do tempo, e caso seja necessário deixe cozinhar mais tempo ou suba a temperatura. Entretanto prepare a salada. 
Descasque as batatas e corte em rodelas não muito finas, frite em azeite bem quente.
Após fritar as batatas, estrele os ovos. Retire as alheiras do forno, coloque sobre os pratos, coloque o ovo, as batatas e a salada, sirva de imediato e Bom apetite!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Pipocas caramelizadas

Hoje o nosso dia foi bastante preenchido, fomos aos anos do Gonçalo, este ano foi a Rita quem fez o bolo, e para dizer a verdade adorei, estava simplesmente lindo e delicioso, era um bolo do Ben ten, estava maravilhoso! Os miúdos adoraram. A minha Mia adorou o aniversário, chegou a casa morta de cansada, mas agora já por aqui anda feita tonta a brincar!
Esta noite vai ser uma noite de cinema em casa por isso preparei umas pipocas caramelizadas!

Ingredientes:

4 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de milho para pipocas
4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de açúcar branco

Coloque todos os ingredientes num tacho, leve ao lume e vá mexendo até rebentar o primeiro milho, de seguida tape, coloque no minimo e vá agitando, se necessário envolva com uma colher de pau quando estiver quase tudo rebentado.
Após terminar de rebentar todo o milho, coloque num recipiente e sirva!
Bom  apetite!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pizza de bacon e ananás

Como o tempo tem estado para o mau, não temos praticamente saído de casa, ao fim de semana vamos aos meus pais, tem sido assim desde Outubro altura em que descobrimos a doença dele. Esta semana a Mia andava a pedir para irmos comer pizza e a nós também nos apetecia, pelo que como cheguei a casa a horas decentes, decidi fazer uma pizza com ajuda da princesa e da Bimby! Deixo-vos aqui a receita, é super fácil e rápida de fazer!
Espero que gostem!



Ingredientes:

Folhas de manjericão fresco
2 colheres de sopa de oregãos
2 tomates chucha grandes
1/2 cebola grande
100g de azeite
100g bacon fatiado
1/2 lata de cogumelos laminados
1 rodela de ananás enlatado
1 lata pequena de milho
tomate cherry fresco cortado em metades
1 pacote 200g de queijo mozzarella ralado
1/2 colher café de sal


Base:

1 chávena e meia de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher café de sal
1/2 chávena de água morna
2 colheres sopa de azeite


Modo de Preparar:

Comece por ligar o forno a 180ºC. No copo da bimby coloque todos os ingredientes para a base e programe 1 minuto velocidade 4. Retire e forme uma bola, estique sobre um tabuleiro de pizza que possa ir ao forno. Leve ao forno por 5 minutos.
No copo da bimby coloque os tomates chucha, a cebola, pique 5 segundos na velocidade turbo. Adicione o sal, e o azeite e programe 7 minutos temperatura varoma. Quando terminar espalhe sobre a base que retirou do forno. Coloque queijo, e espalhe folhas de manjericão fresco e oregãos. Coloque o milho, os cogumelos, o ananás e o bacon, polvilhe novamente com oregãos, coloque mais queijo e leve ao forno a 200ºC por 10 a 15 minutos, depende se gosta do queijo mais ou menos gratinado. Retire do forno coloque folhas frescas de manjericão e sirva. Bom apetite!!!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

E como o temporal continua lá fora, hoje algo doce para o jantar!!!

Pois é passou o fim de semana, mas o péssimo tempo pelos vistos veio para ficar!!!
Aqui pelos meus lados, continua uma ventania terrível, chuva e mais chuva parece que não vai mais acabar!!!
Hoje no trabalho, resolvemos combinar um almoço em conjunto para amanhã, ficando estipulado cada um levar algo. Não que me apeteça cozinhar, não apetece simplesmente, o meu pai está cada vez mais magro, e ontem lá veio mais uma vez da Figueira da Foz com a sentença lida, que se não começa a engordar não pode fazer os tratamentos!!! Como eu odeio tudo isto, e parece que é a doença do século como li no dia em que voltávamos do México numa revista que nos deram no avião!!!! Odeio esta doença e pobres de todos a quem ela ataca!!! Temos de ter fé muita fé que ele se curará mas às vezes é muito difícil  só queria que ele ganhasse força, mas está a ser tão complicado, quem me dera poder ajudá-lo mais!!!

Assim como amanhã me compete levar algo para a sobremesa, fiz um arrozinho doce!!! Espero que elas gostem, até porque cá em casa, o maridinho e a princesa adoraram!!!!
Aqui vos deixo a receita!

Ingredientes:

110g de açúcar próprio para arroz doce
850g de leite
150g de água
1 pau de canela
1/2 colher de café de sal
1 casca de limão
100g de açúcar
3 colheres de sopa de farinha custard

No copo da bimby coloque a borboleta, de seguida o leite, a água, o arroz, o sal, o pau de canela e a casca de limão e programe 90ºC, velocidade colher inversa, durante 40 minutos.
No fim deste tempo, juntar o açúcar e a farinha, misturar bem, adicione um pouco de leite e dissolva, adicione ao resto dos ingredientes e programe mais 15 minutos, velocidade colher inversa na mesma temperatura 90ºC

sábado, 19 de janeiro de 2013

Muita chuva e um bolinho quentinho para aquecer

Hoje está um temporal, desde as 6 horas da manhã que o vento não pára de soprar, e a chuva cai aos poucos!!!
Esta madrugada vimos os "Miseráveis", há já muito tempo que não chorava tanto a ver um filme, inicialmente estava um pouco céptica, não sou muito adepta de musicais, mas acabei por adorar o filme. 
Como está um tempo péssimo para andar na rua, e porque este fim de semana estamos sem a princesa em casa, foi com a minha mãe, acabámos por fazer um bolinho e daqui a pouco iremos juntar-nos aos meus pais e à nossa querida princesa!!!! São 50 km com este temporal, e digamos que até arrepia termos que sair assim, mas tem de ser o meu pai, continua em baixo, a quimioterapia tem puxado muito por ele, e a minha mãe está canada!!!
Assim fizemos este bolinho cuja receita já tinha publicado anteriormente e volto novamente a publicar.

















Bolo de caramelo com nozes


Ingredientes

6 ovos - separar as claras das gemas, e bater as claras em castelo
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
8 colheres de sopa de caramelo 
1 c. chá fermento em pó

Cobertura

100g de noz picada
100g de açúcar para caramelizar
200ml de leite

2 colheres sopa de caramelo liquido
2 c. sopa de manteiga

No copo coloque as claras e bata 1 minuto por clara na velocidade 3 1/2. Adicione as gemas e bata mais 30 segundos. Adicione o açúcar e bata mais 1 minuto. Adicione o óleo, o caramelo e o leite e bata 30 segundos. Adicione a farinha e o fermento e bata mais 2 minutos. Coloque numa forma previamente untada e leve ao forno médio. 

Leve ao lume a caramelizar as 100g de açúcar, quando estiver em caramelo adicione aos poucos o leite, o miolo de noz, o caramelo e a manteiga, quando formar ponto estrada retire e deixe arrefecer 2 a 3 minutos e coloque sobre o bolo quando este estiver morno.