terça-feira, 9 de abril de 2013

Doce maravilha

Tenho andado um pouco desaparecida , o tempo não tem sido muito contudo até tenho cozinhado.
NO domingo mais uma vez estivemos com os meus pais, o meu pai depois de mais uma sessão de quimioterapia fica sempre muito em baixo e comer nem vê-lo, por isso tentamos sempre fazer umas coisas diferentes e calóricas para ver se o ajudamos a recuperar peso.
Este domingo o eleito depois de 2 semanas de mousse de chocolate foi mesmo o doce maravilha um pouco alterado, deixo-voas a receita pois ficou delicioso.

Ingredientes (para 6 tachinhos de barro):


Creme:

1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1 colher de sopa de maizena
1 gema de ovo

Mousse de chocolate

1/2 tablete de chocolate
3 gemas de ovo
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de leite

Para cobertura:

1 pacote de natas 35% gordura 
3 colheres de sopa de açúcar
raspas de chocolate para decorar



Comece por preparar o creme de baixo, coloque o leite condensado e a maizena pre desfeita no leite, leve a lume brando mexendo sempre e sem deixar ganhar grumos até engrossar. Quando engrossar adicione a gema e mexa bem. Retire e coloque nos tachinhos de barro. 
Mergulhe 1 bolacha para cada tachinho em café bem forte (eu usei o Ristreto da Nespresso),  coloque a bolacha sobre o creme.

Entretanto prepare a mousse, leve ao lume o chocolate em pedaços com a margarina e o leite e o açúcar, mexa bem até derreter o chocolate, adicione as gemas e misture bem. Bata as claras em castelo e adicione ao preparado de chocolate envolvendo com cuidado.
Após arrefecer leve cerca de 1 hora ao frigorifico.

Bata as natas e adicione o açúcar decore cada tachinho com uma colher de sopa cheia de natas, polvilhe com raspas de chocolate e sirva bem fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário