segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bolo de arroz na Bimby

Na sexta feira quando fui buscar a princesinha ao colégio lá estava ela doente, para não variar, é uma tendência ficar doente ao fim de semana. Já tínhamos alguns planos, mas agora teriam de ser alterados. Penso que já disse aqui anteriormente que a minha princesa desde o dia que nasceu que dormiu sempre com um ursinho pequenino que lhe deram no dia do seu nascimento, mamava no dedo e com a outra mão fazia festinhas no seu "nhonho" como ela dizia. Contudo estava na altura de o ursinho ir com a fada madrinha como já lhe tínhamos dito. Há já algum tempo ela pedia para ir ao Jardim Zoológico, um pouco reticente, pois no ano passado levá-mo-la ao Oceanário e tivemos de sair pois tinha medo do escuro, agora como presente de deixar a fada levar o seu bonequinho para outro bebe, decidimos levá-la. Assim foi, no domingo já estava melhor e lá fomos até ao ZOO.
Afinal não chorou, não houve birras, só já no final por estar muito cansado no espectáculo dos golfinhos queria vir embora. Os seus animais preferidos foram os papagaios ou melhor as araras, os golfinhos e a girafa, todos os outros passaram ao lado, simplesmente não ligou.
Assim e depois de vos contar o meu fim de semana, deixo uma receitinha o livro de Pantagruel que adaptei à Bimby, um bolinho de arroz que ficou delicioso.



Ingredientes:

300g de farinha de arroz
200g de açúcar branco
4 ovos (claras separadas das gemas)
150g de margarina
1 colher de fermento em pó.


No copo da bimby comece por colocar o açúcar e as gemas, bata bem durante 5 minutos, velocidade 3 e 1/2, à temperatura de 37ºC.
Acrescente a margarina, e programe 5 minutos velocidade 3 e 1/2 temperatura de 50ºC.
Adicione a farinha e o fermento e bata mais dois minutos na mesma velocidade. 

Bata as claras em castelo, e adicione à massa, programe 30 segundos velocidade 3. Leve a cozer em forno pre aquecido durante 25 minutos à temperatura de 170-180ºC. Verifique se está cozido e retire, desenforme e sirva morno ou frio acompanhado de um chá ou de um café.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Salame de Nutella

No sábado levámos também um salame, um salame delicioso, que depois de comer uma fatia convidava a comer outra e mais outras!!!!!

Ingredientes:

2 colheres de sopa de Nutella
100g de chocolate negro ou de culinária
6 colheres de sopa de açúcar
50ml de leite
125g de margarina
4 pacotes de bolacha maria devidamente partida em pedacinhos
1 colher de sopa de schmand (natas ácidas)
2 ovos inteiros

Comece por partir o chocolate em pedacinhos pequenos. De seguida no copo da bimby coloque todos os restantes ingredientes com excepção do açúcar e dos ovos e programe 4 minutos temperatura 80ºC velocidade 2.
Numa tigela coloque as bolacha, o açúcar e os ovos, misture de seguida regue com a mistura de chocolate e nutella, envolva bem.


Corte um pouco de papel vegetal, coloque a massa e envolva como um rolo. Leve ao frio de um dia para o outro e sirva.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Muffins de Laranja

Amanhã teremos um piquenique, como tal há que preparar alguns dos petiscos a levar, assim hoje começei por preparar uns muffins de laranja.






Ingredientes:


sumo de 2 laranjas
1 colher de fermento em pó
2 chávenas de farinha de trigo com fermento
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de óleo mal medida
3 ovos inteiros




No copo da bimby comece por colocar os ovos com o açúcar programe 5 minutos temperatura 37ºC velocidade 4, no final deste tempo programe mais 5 minutos mas sem temperatura à mesma velocidade, adicione o óleo e o sumo de laranja e programe 1 minuto velocidade 4.
Adicione o fermento e a farinha e programe mais 30 segundos velocidade 5.
Coloque em formas de papel frisado e leve a forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.



Bolo de cenoura e maçã

A minha Mia vai passar este ano para a salinha dos 4 anos, a auxiliar da sala dela vai ser outra e como ela me pediu para fazer um bolinho para a Mariana, lá fiz ontem um bolinho para a Mariana, as fotos serão também publicadas num dos meus outros dois blogues o www.peroladoce.blogspot.com , o bolo fiz na bimby com a ajuda da princesa e a cobertura foi em pasta de açúcar, a decoração ajudou o maridinho!

Um obrigado muito grande por ter cuidado ao longo deste ano da minha princesa, é tudo o que posso dizer a uma pessoa que viu a minha filha crescer ao longo deste ano lectivo, e a acompanhou diariamente nos tempos em que a mamã e o papá estão a trabalhar!

Assim, aqui vos deixo a receita do bolinho que fizemos para a Mariana!

 



Ingredientes:

 

1 chavena e meia de açúcar

2 chávenas e meia de farinha de trigo com fermento

1 colher de chá de fermento em pó

4 ovos inteiros

3/4 de chávena de óleo

1 colher de sopa de canela

3 cenouras médias descascadas

1 maçã star

 

No copo da bimby comece por colocar a maça descascada e as cenouras, pique na velocidade turbo durante 30 segundos, verifique se está tudo bem picado caso necessite programe mais alguns segundos.

Adicione o açúcar e os ovos e programe 30 segundos velocidade 4. Adicione o óleo e bata por mais 20 segundos na mesma velocidade.

Junte a farinha, a canela e o fermento e bata na mesma velocidade por 50 segundos.

Pulverize uma forma com spray desmoldante e verta o preparado na forma.

Pré aqueça o forno a 180ºC e leve o bolo a cozer por cerca de 30 minutos.

Sirva morno ou frio, pode rechear com creme de chocolate.

 

Recheio

 

140g de chocolate negro

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de Nutella

1/2 pacote de schmand

 

No copo coloque todos os ingredientes e programe 2 minutos temperatura 90ºC, velocidade 3 e mais 3 minutos na velocidade 2. Coloque como recheio no bolo.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pastéis Yorkshire à minha moda

Depois de uma grande ausência minha, devido a andar com mil e quinhentas coisas de trabalho parab fazer, finalmente hoje à noite resolvi fazer algo!

Na Tv estava a dar o Jamie Olivier e o seu programa de 30 minutos, claro que depois de mais um jantar sem docinho, decidi fazer o que este indicava, contudo o doce não era bem doce pelo que alterei ligeiramente a receita!!!

Ficou bom, aconselho a experimentar, até porque é muito rapido e fácil de fazer, como sugestão aconselho acompanha com uma bola de gelado de baunilha.

 




Ingredientes:

 

1 chávena de farinha de trigo

1 chávena de leite meio gordo

2 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de sal.

 

Cobertura

 

100g de chocolate  em barra

1 colher de sopa de natas

 

 

Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e bater durante 30 segundos velocidade 5.

Pulverizar uma forma com spray desmoldante e colocar a massa. Pre aquecer o forno a 220ºC, quando quente colocar a massa por 15 minutos.

Derreter o chocolate com as natas no microondas, regar por cima dos pastéis.

Servir acompanhado de uma bola de gelado.