domingo, 20 de maio de 2012

Bolo esponja de limão

Este fim de semana a princesa pediu à mamã para fazer um bolinho, é estranho até porque ela depois não costuma comer, gosta de ajudar a fazer mas não liga aos bolos, assim e porque passamos o fim de semana fora de casa, hoje como estavaos na minha mãe lá fizemos um bolinho de limão para o lanche! O bolo foi adapato do livro "Classic 1000 cake & bake recipes" que recebi na passada sexta feira, mas posso dizer estava um espectaculo o bolinho!!!





Ingredientes:


100g de margarina
raspa e sumo de 1 limão
100g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
200 g de farinha com fermento

calda

75g de açúcar em pó
3 colheres de sopa de água


Numa tigela coloque o açúcar os ovos e a raspa de limão e bata. Adicione a margarina derretida e envolva, adicione o sumo de laranja e envolva tudo.
Adicione o fermento em pó e a farinha e misture bem, deixe repousar por 10 minutos. Pre aqueça o forno a 180ºC e coloque o bolo no forno, deixe cozer por 30 minutos, retire.


Prepare a calda e misture bem, coloque sobre o bolo, sirva ainda morno.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Biscoitos de azeite (outra versão)


Ingredientes:


180g de azeite
110g leite
4 ovos inteiros + 1 para para pincelar
60g de aguardente
250g de açúcar
1 colher sopa de canela
casca de 1 laranja
sumo de 1 laranja
800g de farinha de trigo com fermento
1 colher de sopa de fermento em pó


No copo da bimby coloque as cascas de laranja e pulverize.
De seguida adicione o azeite e o leite e programe 5 minutos temperatura 100ºC. Adicione o sumo de laranja e o açúcar e os ovos, programe 4 minutos velocidade 4.
Adicione a aguardente e programe mais 1 minuto na mesma velocidade.
De deguida adicione o fermento em pó e a farinha e programe 2 minutos velocidade espiga, deixe repousar por 10 minutos.
Pre aqueça o forno a 200ºC, Sobre uma base de silicone coloque colheradas da massa, pincele com ovo e leve ao forno por cerca de 15 minutos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Semifrio de Maracujá

Este fim de semana foi o dia da mãe como já referi anteriormente, a minha prenda chegou ontem apesar dos beijinhos e abraços, a prendinha da escola veio ontem, depois de a princesa ter estado a semana passada em casa, ontem foi à escolinha e trouxe uma pequena lembrança, simplesmente linda, melhor que qualquer prenda que me poderia ter dado.
Posteriormente hei-de publicar uma foto, era uma caixinha com 4 bombons feitos com bolacha, chocolate, açúcar e coco, estavam deliciosos, a gulosa comeu 2, e eu comi os restantes.
No domingo para o almoço e como tentei fazer um molotov que ficou um autêntico desastre, resolvi então fazer este semifrio, que ficou muito bom!!!



Ingredientes:

3 pacotes de natas
1/2 lata de polpa de maracujá
200g de açúcar
1 pacote ( as 2 embalagens) de gelatina royal sabor maracujá
8 folhas de gelatina
1 pacote de bolacha maria
80g de margarina



Modo Thermomix

No copo da bimby colocar a bolacha e programar 30 segundos velocidade 8/9/10 - 10 segundos cada.
Adicionar a margarina aos bocados e programar mais 30 segundos velocidade 6.
Retire e coloque numa forma de fundo amovível. Leve ao frigorífico por 30 minutos.

Entretanto demolhe 6 folhas de gelatina em água fria (100ml) durante 20 minutos. De seguida adicione 1 das carteiras do pacote de gelatina.
No copo da bimby coloque a borboleta e as natas bem frias, bata 4 minutos velocidade 3 1/2. Adicione o açúcar e programe mais um minuto na mesma velocidade. Adicione a polpa de maracujá e bata mais 1 minuto. Leve a gelatina ao lume até ficar liquida, adicione ao preparado pelo bucal com bimby na velocidade 2, programe 30 segundos velocidade 3. Deite sobre a massa de bolacha e leve ao frio 12 horas.

Após as 12h, coloque em água fria (250ml) as duas folhas de gelatina durante 20 minutos, entretanto adicione a outra carteira do pacote de gelatina e deixe descansar por 10 minutos. Adciione 60ml de polpa de maracujá. Leve ao lume brando, mexendo sempre até a gelatina não apresentar grumos. Deixe arrefecer um pouco e coloque sobre o creme. Deixe arrefecer até solidificar - cerca de 1 a 2 horas.
Sirva bem frio.


Modo Tradicional



Numa picadora colocar a bolacha e reduzir a pó.
Adicionar a margarina aos bocados e bater.
Retire e coloque numa forma de fundo amovível. Leve ao frigorífico por 30 minutos.

Entretanto demolhe 6 folhas de gelatina em água fria (100ml) durante 20 minutos. De seguida adicione 1 das carteiras do pacote de gelatina.
Numa batedeira batas as natas bem frias. Adicione o açúcar e bata durante cerca de um minuto. Adicione a polpa de maracujá e bata mais 1 minuto. Leve a gelatina ao lume até ficar liquida, adicione ao preparado e bata por cerca de 320 segundos com a abatedeira.
Deite sobre a massa de bolacha e leve ao frio 12 horas.


Após as 12h, coloque em água fria (250ml) as duas folhas de gelatina durante 20 minutos, entretanto adicione a outra carteira do pacote de gelatina e deixe descansar por 10 minutos. Adicione 60ml de polpa de maracujá. Leve ao lume brando, mexendo sempre até a gelatina não apresentar grumos. Deixe arrefecer um pouco e coloque sobre o creme. Deixe arrefecer até solidificar - cerca de1 a 2 horas.
Sirva bem frio.

domingo, 6 de maio de 2012

Mousse de morangos

Esta semana foi uma semana complicada, a Mia acabou por ficar mesmo muito doente e tive de estar em casa com ela, aliás ainda está, fez uma otite e uma amigdalite, 3 noites sem dormir, e uns dias muito mas mesmo muito complicados, com trabalho a partir de casa,  e não só!!!!
Mas pronto hoje é sexta feira, é dia de jantarmos os 3 porque a princesa pode ir para a cama um pouco mais tarde, e apesar de saber que vou ter de continuar o trabalho no fim de semana, vem aí o fim de semana do dia da mãe, esta ano porque ela está doente e porque eu ando esgotada será só para nós, um beijinho grande à minha mãe que tanto adoro, mas este ano será diferente um fim de semana a 3.
Comprei uma prendinha para a mãe do meu marido e outra para a minha mãe, mas não haverá almoços nem jantares como temos feito em quase todos os anos desde que casámos!!!!
Para hoje à noite acabei de preparar uma mousse de morango para o jantar!!! Espero que fique pronta a tempo!!!

 Aqui vos deixo a receita e para todas as mamas e futuras mamãs um dia muito feliz e um optimo fim de semana!!!


Ingredientes:

400g de morangos congelados (pode-se usar frescos)
2 pacotes de natas
4 claras de ovo
4 folhas de gelatina (grandes)
1 lata de leite condensado ou 300g de açúcar

Coulis de morango para decorar, e raspas de chocolate




No copo da bimby coloque a borboleta e as claras, programe 4 minutos velocidade 3 1/2.
Retire e reserve. Adicione as natas e programe 6 minuto velocidade 4. Retire e reserve.
Coloque os morangos e pique na velocidade turbo durante 40 segundos, 10 a 10 segundos de cada vez.
Adicione as natas, o leite condensado, as claras e bata por 1 minuto velocidade 3 1/2. Demolhe as folhas de gelatina previamente e leve 30 segundos ao microondas de modo a derreter, adicione à mistura e programe mais 20 segundos na velocidade 4.
Coloque em taças e leve ao frio no mínimo 12h antes de servir.
Coloque 1 colher de sopa de coulis de morango e raspas de chocolate sobre esta, decore com uma pequena folha de manjericão e sirva.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Bolo de Noz e caramelo

No feriado a  Mia ficou novamente doente, e como tal acabámos por ficar por casa, apenas saimos para ir almoçar e pouco mais! Desde terça que a febre tem sido uma constante, baixa mas quase nada e volta a subri até aos 39,8 - 39,5ºC, começo a ficar desesperada, não há forma de acabar com ela!!! Ai porque não vem depressa os dias de sol, este tempo não ajuda, os miúdos acabam por ficar doentes e nós também!
Assim no feriado acabei por fazer um bolito para comermos uma fatia ao lanche, aqui vos deixo a receita.




Ingredientes:


200g de açúcar
(mais 100g de açúcar para caramelizar e deitar posteriormente sobre o bolo após este ser retirado do formo)
100g de miolo de noz
50g de caramelo (para a massa)
4 ovos inteiros
100g de margarina (pode substituir por 100g de óleo e assim o bolo ficará mais fofo)
100g de leite
300g de farinha
1 colher sobremesa de fermento em oó royal

Preparação na bimby

No copo colocar o açúcar e os ovos, programar 4 minutos velocidade 3 a 37ºC, adicionar a margarina e programar mais 3 minutos na mesma temperatura e velocidade. Programar mais 4 minutos sem temperatura e adicionar o caramelo, o leite, programar 2 minutos velocidade 3 temperatura 37ºC. Juntar a farinha, o fermento e o miolo de noz, programar 37ºC durante 20 segundos velocidade 6. Colocar numa forma previamente untada e polvilhada, ou então pulverizada com spray desmoldante e deixar repousar cerca de 10 minutos. Colocar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Retire do forno após estar cozido.
Faça o caramelo, levando ao lume os 100g de açúcar com 2 colheres de sopa de água, quando começar a caramelizar (o caramelo estiver homogéneo), deite sobre o bolo.

Preparação Manual

Numa tigela bata o açúcar com os ovos, adicione a margarina previamente derretida, continue a mexer.
Aqueça o leite de modo a que este fique morno, junte o caramelo e adicione à mistura, mexa bem.
Numa picadora pique o miolo de noz, adicione à mistura e envolva.
Junte a farinha e o fermento e envolva.
Colocar numa forma previamente untada e polvilhada, ou então pulverizada com spray desmoldante e deixar repousar cerca de 10 minutos. Coloque em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Retire do forno após estar cozido.
Faça o caramelo, levando ao lume os 100g de açúcar com 2 colheres de sopa de água, quando começar a caramelizar (o caramelo estiver homogéneo), deite sobre o bolo.

Pizza de Chourição ou de fiambre

Ingredientes:

Massa:

1 chávena de farinha
1/2 chávena de água
1 colher de café de sal
1 colher e meia de sopa de azeite

No copo da bimby colocar todos os ingredientes e programar 1 minuto velocidade 6.
Colocar sobre uma forma de pizza e reservar.


 
Molho:

200 g de queijo emmental ralado
6 fatias de chourição /  ou 4 fatias de fiambre cortado em tiras finas
6 tomates cherry cortados a meio
1/2 lata de cogumelos laminados
manjericão freso
1 colher de sopa de oregãos
3 tomates pelados
1/2 cebola
1 colher de café de sal

No copo da bimby coloque o tomate e cebola e pique 10 segundos na velocidade 8, programe 5 minutos temperatura varoma, velocidade 3.
Retire e espalhe sobre a massa, coloque o queijo, o manjericão os oregãos, o chourição ou o fiambres, o tomate e os cogumelos, volte a polvilhar com queijo e leve ao forno pre aquecido 200ºC durante cerca de 15 minutos. Retire e decore com folhas de manjericão.