domingo, 29 de abril de 2012

Bolinhos de laranja e azeite


Decididamente ando muito muito preguiçosa para ir à cozinha, ontem tivemos um aniversário de uma amiga, e não fui capaz de fazer nada para lhe levar! Limitei-me a fazer uns biscoitinhos de manhã enquanto o meu maridinho e a minha princesa foram à natação e depois mais nada, nem almoço, nem coisa nenhuma!!!
Bom aqui fica a receitinha dos pequenos biscoitos que fiz.


Ingredientes:

125g de  azeite
3 ovos inteiros
200g de açúcar
1 colher sopa de canela
1 colher de fermento em pó
50g de leite
25g de aguardente
raspa e sumo de 1 laranja
850g de farinha


No copo da bimby coloque o azeite e o sumo de laranja e raspa e programe 3 minutos temperatura 100ºC velocidade2. Adicione de seguida o açúcar o leite, a aguardente e os ovos e programe 5 minutos temperatura 37ºC velodidade 4. Adicione a canela, o fermento e  a farinha e programe 10 segundos velocidade 6, ptograme mais 3 minutos velocidade espiga. DEixe descansar a massa por 20 minutos, molde pequenos bolos em forma de S e coza em forno quente a 200C entre 1 a 15 minutos.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pannacotta de coco com coulis de morango


No meu frigorifico e para não variar andavam alguns morangos bastante maduros, na minha despensa uma lata de leite de coco a precisar que alguém a gastasse, e apesar de a vontade de cozinhar não ser muita esta semana, um docinho cai sempre bem, e como já algum tempo que não preparava um jantarzinho mais romântico cá por casa, decidi fazer hoje esse jantarzinho, para sobremesa ficou um delicioso pannacotta!!! aconselho a experimentar!!!!



Panna Cotta

Ingredientes:

1 lata de leite de coco (400ml)
1 lata de leite meio gordo (400ml)
75g açúcar
2 pacotes de cuajada

No copo da bimby coloca-se o leite de coco o açúcar, numa tigela à parte desfaz-se a cuajada com o restante leite de modo  a não formar grumos, colocar também no copo da bimby.
Programar 5 segundos velocidade 7. Programar temperatura 100ºC, velocidade 2 durante 5 minutos, colocar numa forma de silicone e deixar arrefecer, levar ao frigorifico até à hora de servir.



Coulis de morango

200g de morangos
100g de açúcar

Colocar no copo da bimby e programar velocidade 1 temperatura varoma durante 5 minutos.
Retirar e deixar arrefecer. 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pizza de bacon e cogumelos - bimby

Ontem foi dia de Pizza cá por casa, depois de uma manhã meio atribulada, meio adoentada, e sem grande vontade de cozinhar, da parte da tarde, resolvi fazer uma pizza para a princesa!!!!
A receita do Jamei Olivier e a forma deste cozinhar fascinam-me, pelo que ontem adaptei e brinquei um pouco saindo uma pizza deliciosa!!!


Ingredientes:

Massa:

1 chávena de farinha
1/2 chávena de água
1 colher de café de sal
1 colher e meia de sopa de azeite


No copo da bimby colocar todos os ingredientes e programar 1 minuto velocidade 6.
Colocar sobre uma forma de pizza e reservar.


Molho:

150 g de queijo flamengo ralado
3 fatias de bacon cortadas em tiras finas
4 tomates cherry cortados a meio
1/4 lata de cogumelos
manjericão freso
1 colher de sopa de oregãos
3 tomates pelados (usei do enlatado)
1/2 cebola média
1 colher de café de sal

No copo da bimby coloque o tomate e cebola e pique 10 segundos na velocidade 8, programe 5 minutos temperatura 90ºC velocidade 3.
Retire e espalhe sobre a massa, coloque o queijo, o manjericão os oregãos, o bacon, o tomate e os cogumelos, volte a polvilhar com queijo e leve ao forno pre aquecido  200ºC durante cerca de 15 a 20 minutos. Retire e decore com folhas de manjericão.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Arroz doce na bimby



Ingredientes:

1 litro de leite meio gordo
130g de arroz carolino
1 colher de café de sal
100g de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão sem a parte branca
4 colheres de sopa de farinha custard


No copo da bimby coloque a borboleta e pese o leite, o arroz, a casca e o pau de canela e programe 45 minutos temperatura 90ºC velocidade colher inversa.
De seguida pese 100g de açúcar e junte 4 colheres de sopa bem cheias de farinha custard e junte no copo, mexa cuidadosamente com a ajuda da espatula de modo a não formar grumos. Programe 7 minutos velocidade colher inversa temperatura 90ºC.
Coloque num recipiente de servir, e polvilhe a gosto com canela.

sábado, 21 de abril de 2012

Biscoitos de limão


Ingredientes

650g de farinha de trigo com fermento
3 ovos inteiros
250g de margarina
raspa de 1 limão grande
1 colher de sopa de fermento em po
250g de açúcar
50g de chocolate em pó



Comece por colocar as cascas de limão na bimby e programe 20 segundos velocidade 7/8/9.
Adicione o açúcar, e a margarina e programe 1 minuto velocidade 5, adicione os ovos e programe 37ºC durante 2 minutos na mesma velocidade.
Adicione a farinha e o fermento e programe 4 minutos velocidade espiga, retire parte da massa e reserve na restante adicione o chocolate em pó e programe mais 1 minuto na mesma velocidade, misture a massa uma na outra e molde biscoito, leve a forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bolo de Noz, Maçã e Rum


Esta semana a princesa não está comigo, parece que sinto um vazio, apesar de estar com o meu marido não consigo estar longe dela, tenho imensas saudades, o bom é que já só falta um dia para a abraçar, sexta após terminar o trabalho lá irei eu, hoje ainda lhe quero ir comprar um presente que já está prometido há algum tempo, desde que viemos da Disneyland!!!
Espero que haja na loja da Disney do Colombo, procuro urgentemente a Rappunzel!!!


Hoje estava e está frio, aliás como tem estado a semana toda, não tenho tido grande vontade de andar a cozinhar, tivemos jantar cá em casa no fim de semana e fiz alguma comida e acabou por sobrar, contudo hoje depois de um dia de trabalho resolvi fazer o tão desejado bolinho que já tinha falado na véspera ao estagiário que tenho comigo no trabalho, e foi depois de chegar e preparar o jantar que resolvi por mãos à obra!

Mergulhei nas revistas de culinária com a ideia de achar algo que me apetecesse muito, mas na realidade ando um pouco desiludida, todas elas são idênticas e as receitas derivam umas das outras, quem me dera ser boa cozinheira e conseguisse inventar as minhas próprias receitas!!!!!
Entretanto numa Bimby robot de cozinha lá estava um bolinho de noz com algum bom aspecto!!!!
Apenas peço desculpa a quem é o autor ou autora da referida receita, mas não segui a receita na integra, até porque isso é algo que nunca consigo fazer, gosto sempre de improvisar, e normalmente não me saio mal!!!
Assim sendo aqui vos deixo a receita que fiz!!!!

Ingredientes:

250g de açúcar
3 ovos inteiros
100g de miolo de noz
3 maçãs
50g de rum
140g de óleo
300g de farinha
60g de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
açúcar em pó para polvilhar q.b.


Preparação Bimby

No copo da Bimby comece por colocar todos os ingredientes com excepção da maçã, da farinha, do fermento e do miolo de noz, programe 30 segundos velocidade 6.
Adicione a farinha e o fermento, e programe mais 1 minuto na velocidade 6.
Por fim junte o miolo de noz e a maça, descascada e cortada em pedaços e programe 10 segundos velocidade 5.
Pulverize uma forma com spray desmoldante ou unte com margarina e polvilhe com farinha, e coloque a massa, deixe descansar entre 5 a 10 minutos e leve a cozer em forno previamente aquecido durante 35 a 45 minutos a 180ºC.
Quando estiver frio polvilhe com açúcar em pó e decore com metades de noz e um ramo de manjericão. 



Preparação Tradicional




Comece por triturar o miolo de noz com cuidado para não reduzir completamente a pó e reserve.
Pique as maças devidamente descascadas e reserve.
Numa tigela coloque os ovos e o açúcar e bata com as varas de arame e batedeira eléctrica, adicione o óleo e misture bem, adicione o leite e de seguida o rum e misture bem sempre com a batedeira.
De seguida junte a farinha misturada com o fermento e bata bem durante cerca de 1 minuto com as varas de arame da batedeira na velocidade máxima.
Por fim junte o miolo de noz e a maçã, descascada e picada e misture na velocidade minima durante 10 a 20 segundos.
Pulverize uma forma com spray desmoldante ou unte com margarina e polvilhe com farinha, e coloque a massa, deixe descansar entre 5 a 10 minutos e leve a cozer em forno previamente aquecido durante 35 a 45 minutos a 180ºC.
Quando estiver frio polvilhe com açúcar em pó e decore com metades de noz e um ramo de manjericão.

Crumble maçã


Na minha casa há sempre fruta a ficar demasiado madura, e eu não gosto de fruta muito madura, a princesa também não e o pai idem, assim  há que arranjar forma de se comer, ou num bolinho, ou numa salada, ou numa sobremesa, e foi o que aconteceu desta vez a umas quantas maças que se andavam a deseperar de tanto tempo passado na fruteira da minha cozinha!!!!



Ingredientes:

6 maçãs
3 colheres sopa de compota (eu usei alperce, mas pode ser outra)
sumo de 1 laranja
100g de miolo de noz

80g de açúcar

175g de farinha

75g de margarina


Começe por descascar as maças e corte em pequenos pedaços, coloque no fundo de um recipiente que possa ir ao forno.

Numa tigela coloque a compota e o sumo de laranja, leve ao microondas 30 segundos até que consiga dissolver a compota no sumo, regue a maçã e misture bem.

No copo da bimby coloque as nozes descascadas e pique carregando 3 a 4 vezes no turbo, atenção que não devem ser reduzidas a puré.
Adicione a farinha, a margarina e o açúcar, programe 2 minutos velocidade 5-6.

Espalhe esta mistura sobre a maçã, e leve ao forno a 180º durante 25-30 minutos, até estar dourado, sirva frio.

Quiche de Delicias do mar


Como as minhas amigas sabem, adoro estar enfiada na cozinha como me diz o meu adoravel maridinho, e arranjo sempre forma de lá passar mais uns minutos.
Ultimamente e como temos tido alguns jantares ou almoços, dependendo dos fins de semana, tem havido sempre coisas a sobrar no meu frigorifico, ora uns cogumelos, ora milho, ora restos de carnes, tudo vai ficando e há que arranjar uma maneira de reaproveitar!!!!
Esta receita de quiche que aqui deixo foi feita com o proposito de ser um almoço de um dia de trabalho, foi preparada metade na bimby e metade de forma tradicional, mas ficou divinal!!! 



Massa:

175g de farinha
80g demargarina
3 colheres de sopa de água
1 colher de café de sal
1 ovo inteiro

Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e programe 2 minutos velocidade 6. Retire forme uma bola e reserve cerca de 15 minutos. De seguida estique e forre uma forma de uma tarteira de modo a não ficar muito grossa, quanto mais esticadinha ficar melhor!



Recheio


150g de queijo ralado (usei mozzarella)
6 paus de delicias do mar
salsa picada
1/2 lata de cogumelos das médias
1/2 lata de milho das pequenas
3 ovos inteiros
150g de natas
1 colher de café de sal
1 pitada generosa de pimenta branca moída

Coloque todos os ingredientes numa tigela e bata de modo a se encontrarem todos envolvidos.
Rectifique os temperos.
Coloque sobre a massa e leve ao forno pre aquecido cerca de 20-25 minutos a 180ºC.
Retire, deixe arrefecer e sirva frio acompanhado de uma salada.

Quiche de fiambre queijo e bacon


Massa:



200g de farinha

80g de margarina

3 colheres de sopa de água

1 colher de café de sal

1 ovo inteiro



Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e programe 2 minutos velocidade 6. Retire forme uma bola e reserve cerca de 15 minutos. De seguida estique e forre uma forma de uma tarteira de modo a não ficar muito grossa, quanto mais esticadinha ficar melhor!




Recheio



150g de queijo ralado (usei mozzarella)

6 fatias de bacon cortadas em tirinhas

4 fatias de fiambre cortadas aos quadrados

3 fatias de carne assada devidamente cortada aos quadrados

salsa picada

1/2 lata de cogumelos das médias

1/2 lata de milho das pequenas

3 ovos inteiros

200g de natas

1 colher de café de sal

1 pitada generosa de pimenta branca moída




Coloque todos os ingredientes numa tigela e bata de modo a se encontrarem todos envolvidos.

Rectifique os temperos.

Coloque sobre a massa e leve ao forno pre aquecido cerca de 20-25 minutos a 180ºC.

Retire, deixe arrefecer e sirva frio acompanhado de uma salada.