quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rissóis de berbigão


Ingredientes:

400g de água

400g de farinha

40g de margarina

10g de azeite

1 colher se cafe de sal

Coloque no copo a água, a manteiga, o azeite e o sal, e programe temperatura 100ºC durante 5 minutos na velocidade 1. Junte a fainha de uma só vez e programe 20 segundos na velocidade 4.

Se necessário adicione mais um pouco de farinha.

Deixe arrefecer antes de estender a massa.

Recheio

1000g de berbigão

salsa picada q.b

pimenta q.b.

sal q.b.

500ml de leite

20g de manteiga ou margarina

1folha de louro

1 cebola e azeite q.b

80g de farinha

No copo da bimby coloque o leite, a água a margarina, o sal, a farinha e a pimenta e programe 8 minutos velocidade 4 temperatura 90ºC.

Á parte faça um refogado, junte o berbigão descascado, coloque uma colher de chá de pimentão doce e um colher cafe de picante ou piripiri e uma folha de louro, se necessário meio copo de vinho branco, e deixe refogar por 10 minutos

No fim de obter o molho devidamente engrossado, junte o berbigão refogado com o molho, a salsa finamente picada e se necessário rectifique os temperos.



Estique a massa, coloque o recheio, cubra com a massa e corte com o molde desejado (nota existem no mercado cortadores especiais, contudo para fazer rissois não é necessário adquiri-los qualquer copo de boca larga, ou chávena faz exactamente o mesmo efeito).

Passe por ovo, pão ralado (no meu caso prefiro usar pão ralado alho e salsa), e congele ou leve um pouco ao frio antes de fritar. Conservam-se entre 3 a 6 meses no congelador.


Sem comentários:

Enviar um comentário