Bolo de Noz e caramelo

No feriado a  Mia ficou novamente doente, e como tal acabámos por ficar por casa, apenas saimos para ir almoçar e pouco mais! Desde terça que a febre tem sido uma constante, baixa mas quase nada e volta a subri até aos 39,8 - 39,5ºC, começo a ficar desesperada, não há forma de acabar com ela!!! Ai porque não vem depressa os dias de sol, este tempo não ajuda, os miúdos acabam por ficar doentes e nós também!
Assim no feriado acabei por fazer um bolito para comermos uma fatia ao lanche, aqui vos deixo a receita.




Ingredientes:


200g de açúcar
(mais 100g de açúcar para caramelizar e deitar posteriormente sobre o bolo após este ser retirado do formo)
100g de miolo de noz
50g de caramelo (para a massa)
4 ovos inteiros
100g de margarina (pode substituir por 100g de óleo e assim o bolo ficará mais fofo)
100g de leite
300g de farinha
1 colher sobremesa de fermento em oó royal

Preparação na bimby

No copo colocar o açúcar e os ovos, programar 4 minutos velocidade 3 a 37ºC, adicionar a margarina e programar mais 3 minutos na mesma temperatura e velocidade. Programar mais 4 minutos sem temperatura e adicionar o caramelo, o leite, programar 2 minutos velocidade 3 temperatura 37ºC. Juntar a farinha, o fermento e o miolo de noz, programar 37ºC durante 20 segundos velocidade 6. Colocar numa forma previamente untada e polvilhada, ou então pulverizada com spray desmoldante e deixar repousar cerca de 10 minutos. Colocar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Retire do forno após estar cozido.
Faça o caramelo, levando ao lume os 100g de açúcar com 2 colheres de sopa de água, quando começar a caramelizar (o caramelo estiver homogéneo), deite sobre o bolo.

Preparação Manual

Numa tigela bata o açúcar com os ovos, adicione a margarina previamente derretida, continue a mexer.
Aqueça o leite de modo a que este fique morno, junte o caramelo e adicione à mistura, mexa bem.
Numa picadora pique o miolo de noz, adicione à mistura e envolva.
Junte a farinha e o fermento e envolva.
Colocar numa forma previamente untada e polvilhada, ou então pulverizada com spray desmoldante e deixar repousar cerca de 10 minutos. Coloque em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Retire do forno após estar cozido.
Faça o caramelo, levando ao lume os 100g de açúcar com 2 colheres de sopa de água, quando começar a caramelizar (o caramelo estiver homogéneo), deite sobre o bolo.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares