Broa de milho com azeite




No domingo como já tinha prometido experimentei a fazer pão ou broa de milho, a que mais se utiliza na minha terra e que por mais que tente não consigo comprar outra igual em lado nenhum, contudo resolvi matar as saudades de quando ainda era criança e deveria ter na altura os meus 5 ou 6 anos, a tia da minha mãe que já falei anteriormente costumava fazer uma broa de milho com azeite em forno de lenha e era simplesmente deliciosa, foi o que eu tentei fazer, claro sem forno de lenha mas segundo maridinho estava deliciosa!!



Ingredientes



300g de farinha milho
150g de farinha de trigo
40g de fermento padeiro
1 colher se sobremesa de sal
60g de azeite de qualidade
farinha de trigo q.b. para tender
água a ferver q.b. para amassar


Nota: quando digo água q.b. para amassar refiro-me a água suficiente para tornar a massa tipo plasticina, facilmente moldavel e não muito dura nem muito pegajosa, vai depender um pouco da farinha que estamos a usar. No meu caso usei cerca de 2 chávenas e meia de água a ferver.


Num recipiente comece por colocar a farinha, numa tigela coloque o sal e o fermento coloque água tépida de modo a desfazer o sal e o fermento adicione à farinha, coloque o azeite, vá misturando, escalde com água a ferver. Amasse bem, polvilhe com farinha e reserve tapado com um pano humido num local a cerca de 37ºC - 40ºC, eu guardei no forno do fogão a 45ºC durante 45 minutos para levedar.
Forme pequenas bolas com a ajuda de um recipiente vá dando a forma, antigamente lembro-me de usarem uma tendeira de barro, como não tinha usei um plástico concavo.
Leve ao forno a 220ºC durante cerca de 30-40 minutos (depende do forno).



Comentários

  1. Amiga mas que maravilha, mas as farinhas é tudo de milho?? gostava muito de fazer...bjokitass

    ResponderEliminar
  2. Me gusta mucho hacer pan y éste te ha quedado estupendo.
    Yo aún no he hecho ningún pan con harina de maiz y tengo que probar.
    Un besito.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Há muito tempo que ando à procura duma receita de broa de milho mas só consigo dar com receitas para fazer broa da que tem uma cor máis cinzenta...eu gostava era de fazer daquela mesmo amarelinha! É uma questão de ussar só farinha de milho (e não de trigo)? Um beijo desde a Galiza!

    ResponderEliminar
  4. Olá "Galiza", desculpa só estar a responder agora, mas a receita da minha terra colocas metade farinha de milho (um bocadinho mais do que trigo) e um pouco de trigo para ligar e azeite fica com um agradável sabor a azeite e muito muito deliciosa, bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares