Crepes doces



Na passada sexta feira andei às compras, aliás mil e uma compras, um dia bem passado entre um pouco de passeio e também um pouco de namorico, sim porque desde que tivemos a princesa normalmente ela vai conosco para onde quer que vamos!!!

Todas as grandes viagens ela vai, pois sai a mim e adora andar de avião, já o pai stressa sempre muito, pois ela tem a maldita mania de fugir nos aeroportos e lá andamos nós feitos maluquinhos a correr atrás dela!!!

Então quando finalmente tiramos um dia, ou uma noite só para nós sabe muito bem!!!
Saudades de quando ainda namorávamos, não que agora não seja optimo, é sim, mas algumas das maiores loucuras fizemos antes da MI, mesmo depois de casados, com a MI é sempre mais complicado, há horários a cumprir e regras a seguir, até porque a nossa princesinha apenas tem 2 anos e meio!!!

Como já me perdi com esta conversa, na passada sexta feira no Pingo Doce antigo Feira Nova de Santarem havia uma feira de antigos livros, claro eu vou ver logo a parte de culinária, e ai comprei 5 a 1€ cada, para mim uma optima compra, para o marido um pesadelo pois vão ser mais algumas horas na cozinha!!!!

Para o compensar e como este ano estamos a passar por uma fase de mudança na nossa vida, espero que para melhor, contrariamente a toda esta crise que se anuncia, resolvi relembrar-lhe não as ultimas férias fora que foram em Janeiro deste ano, mas as de há um ano atrás em que como habitualmente no mês de Junho rumamos à RD, o nosso destino de eleição, quer pela simpatia e calor humano quer pela amabilidade e com que somos sempre tratados, todos os anos num hotel diferente!

No ano passado estivemos no Catalonia Bavaro Beach, todos os dias antes de jantar e até porque a MI fazia sempre birra na hora do jantar, apenas conseguimos jantar juntos uma vez, íamos comer um crepe na creparia do hotel, para mim servia de jantar, mas para o R não!

Então deixo aqui duas receitinhas de crepes, uma delas retirada de uma das minhas aquisições e outra a que usava anteriormente ensinada por uma ex colega de trabalho.
Espero que gostem!!!



Ingredientes:


250g de farinha
1 c. chá fermento em pó
300ml de leite
2 ovos inteiros
40g de margarina
1 c. café sal


Junte a farinha com o fermento e coloque-a numa tigela.
Aqueça o leite bem quente e adicione o sal, a margarina, misture até derreter a margarina e dissolver o sal.
Parta os ovos e bata-os bem batidos, adicione-lhes o leite, continuando a bater bem de modo a obter uma mistura homogénea.
Deite o preparado pouco a pouco no centro da farinha, misturando-a com uma colher de pau até obter uma massa de crepes.
Barre a frigideira de crepes ou crepeira (eu usei uma crepeira) com margarina e coloque colheradas da massa espalhando com o utensilio proprio em forma de T.
Vire os crepes, deixe cozinhar e retire. Polvilhe com açúcar e canela, ou deixe simples, e acompanhe com doce ou bolas de gelado.



Ingredientes (crepes de iogurte)


2 ovos
150g de farinha
200ml de leite
1 iogurte sólido natural, ou de um aroma a gosto
3 c. sopa de açúcar
óleo para untar q.b.


Batem-se todos os ingredientes, primeiro os ovos, depois o iogurte, seguido do açúcar e por fim a farinha. Mistura-se bem de modo a não ter grânulos, adiciona-se o leite, e aquece-se a crepeira devidamente untada com óleo.
Fazem-se os crepes como descrito no procedimento anterior.

Comentários

  1. Seus crepes ficaram ótimos!! Já sou sua seguidora. Venha me visitar também, será muito bem vinda. Um abraço e boa semana, Marta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares