terça-feira, 19 de maio de 2009

profiteroles na bimby

Ontem prometi ao maridinho que lhe faria uma sobremesa. inicialmente prometi fazer uns crepes, mas como já eram 21h desisti, optei por fazer uns profiteroles na bimby, não tinha gelado em casa, e então recheie alguns com creme pasteleiro e outros com chantilly e cobri com chocolate. Ficaram uma delícia!!!

A receita foi a de teleculinária especial robot de cozinha do mês de Maio:

250g de água
250g de farinha
50g de manteiga
6 ovos
1 pitada de sal

Deita-se no copo a água, a margarina e o sal e programa-se 100ºC velocidade 3 durante 4 minutos. Junta-se a farinha e mantêm-se a velocidade 3 durante mais um minuto. Adicionam-se os ovos um a um com o robot ligado na velocidade 5.
Leve ao forno a 180ºC durante meia hora até ficarem douradinhos.





quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pasta de açúcar na bimby

Depois de tanto ter pesquisado sobre como fazer a pasta de açúcar na bimby, e ter sido difícil de encontrar, ontem decidi colocar mãos à obra, e fazer na bimby a receita de pasta de açúcar.
E fiz do seguinte modo:

500g de açúcar em pó
1 clara de ovo
2c. sopa de glucose líquida
3 c. sopa de´gordura vegetal hidrogenada

Comecei por colocar no copo o açúcar, juntei a clara de ovo e a glucose. 2 minutos velocidade 5.
como não estava ainda pronta adicionei a gordura, e voilá pronta a utilizar. Depois foi só corar com corantes em gel das cores que pretendia cobrir o bolo.

Não coloquei as fotos do bolo coberto, porque acabei por desistir de fazer o bolo porque já era tarde e a min ha bebé acordou, mas espero ainda fazer o bolo cobri-lo e colocar as fotos. Quanto à pasta guardei-a filmada em pelicula aderente, e coloquei-a num saco plastico fechado num tuperware, sem colocar no frio.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

sopa de feijão verde na bimby


ingredientes:
150g de feijão verde
4 batatas grandes
5 cenouras
2 cebolas
2 dentes de alho
1 fio de azeite
sal
coloque as batatas descascadas e as cenouras, mais as cebolas, o dente de alho, o fio de azeite e o sal no copo. Leve a 100ºC durante 20 minutos na velocidade colher. Posteriormente passa para a velocidade 6, triture tudo.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bacalhau espiritual

Pois é, na semana passad resolvi fazer um bacalhau espiritual, andei montes de tempo para ganhar coragem e paciência para o fazer, só agora é que foi. A receita é a do livro base, se bem que um bocado alterada.

Receita:

2 cebolas
1 dente de alho
250g de bacalhau cozido e desfiado
300g de pão duro
1/2 litro de leie para demolhar o pão
500g de cenoura ralada
100g de azeite
sal, pimenta noz moscada
molho béchamel

Primeiro coloca-se o pão a demolhar no leite num recipiente à parte.
No copo coloca-se o azeite que se leva durante 3minutos a temperatura varoma. Quando termina este tempo adiciona-se a cebola, as cenouras e os alhos, pica-se tudo na velocidade 5 durante 40 segundos. Coloca-se a 100ºC na velocidade 1 durante 15 minutos para refogar. Desfia-se o bacalhau. Quando termina o tempo, coloca-se o bacalhau desfiado e adiciona-se o pão devidamente escorrido, leva-se 8 minutos a 100ºC na velocidade 2. Tempera-se com sal e pimenta e mistura-se tudo durante 15 segundos na velocidade 5. Retira-se e coloca-se tudo num pirex
De seguida prepara-se o molho bechamel. coloca-se no copo 6oog de leite+ 50g de farinha, sal pimenta e noz moscada, leva-se 8 minutos na velocidade 4 a 90ºC. Retira-se mistura-se no preparado anterior. Polvilha-se com pão ralado (ervas finas) e vai ao forno alourar.

Bom apetite!!!

sopa de bebe na bimby

Esta foi a sopinha que fiz ontem para a minha Maria Inês. Coloquei:

1 pedacinho de cebola
1 dente de alho
1/4 de batata doce
1 bocadinho de grelos
1 batatinha pequena
1 courgette
1 cenoura bebe
1 pouquinho de água

Levei a cozer tudo misturado durante 15 minutos colher inversa. Depois triturei na velocidade 6 durante 1 minuto. Retirei coloquei em caixinhas e na que ela comeu coloquei um fio de azeite como manda o Dr.
Ela adorou, muito gulosa que é a minha filhota, adora comer, e ainda só tem 5 mesinhos